A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a abertura de 50 vagas para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para o ano de 2026.
Pela primeira vez, mulheres poderão se candidatar ao Curso de Infantaria na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, São Paulo. As inscrições estão abertas de 7 a 28 de abril, até as 9h do último dia, horário de Brasília, e devem ser feitas no site.
De acordo com a Agência Brasil, esta é uma oportunidade inédita para as mulheres na especialidade de Infantaria. As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, ampliando a inclusão feminina nas forças armadas. Além disso, a FAB já possui um histórico de inclusão feminina em outras áreas, como a Intendência e a Aviação.
Mulheres na Intendência
Em 1996, a Academia da Força Aérea recebeu o primeiro grupo de mulheres como Cadetes Intendentes. Após 25 anos de serviço, em 2021, essas pioneiras foram promovidas ao posto de Coronel Intendente da FAB.
Mulheres na Aviação
O ingresso das primeiras Cadetes Aviadoras na AFA ocorreu em 2003. Atualmente, essas mulheres ocupam o posto de Major. Entre elas, destaca-se a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, que se tornou a primeira mulher a assumir o Comando de uma Unidade Aérea em janeiro deste ano.