O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 7 de abril, o Informativo Meteorológico nº 09/2025, detalhando a previsão do tempo para todas as regiões do país até o próximo dia 14.
De acordo com o órgão, a semana será marcada por chuvas intensas em algumas áreas do país, enquanto outras seguirão com tempo seco e calor elevado.
Região Norte
As chuvas devem continuar concentradas no Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e norte de Rondônia, com volumes que podem ultrapassar os 60 mm. Por outro lado, o sul de Rondônia, leste do Acre e centro-sul do Tocantins devem registrar acumulados inferiores a 40 mm.
As temperaturas máximas devem se manter acima de 30 °C, com mínimas acima de 22 °C.
Região Nordeste
A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve provocar chuvas significativas no norte do Maranhão e do Piauí e no litoral do Ceará, com acumulados acima de 60 mm.
No interior do Nordeste, especialmente no sul do Maranhão e Piauí, além do oeste e sul da Bahia, são esperados volumes entre 30 e 50 mm. No restante da região, a tendência é de pouca ou nenhuma chuva, com destaque para a baixa umidade relativa do ar, abaixo de 50%.
As temperaturas devem superar os 34 °C em áreas da Bahia, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Região Centro-Oeste
O Mato Grosso e parte do oeste do Mato Grosso do Sul devem ter os maiores acumulados da região, podendo passar dos 50 mm. Em Goiás e nas demais áreas do Centro-Oeste, os volumes devem ficar abaixo de 20 mm.
As temperaturas máximas continuarão elevadas, principalmente no leste da região, com mínimas acima de 22 °C.
Região Sudeste
A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a partir do dia 9. Nas demais áreas, a previsão é de volumes inferiores a 20 mm. O calor se intensifica no oeste paulista e no noroeste mineiro, onde os termômetros podem passar dos 34 °C.
As mínimas devem ficar abaixo de 20 °C no leste da região.
Região Sul
A semana começa com instabilidades sobre o Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, com chuvas que podem ultrapassar 50 mm. Entre os dias 13 e 14, o centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná também pode registrar acumulados entre 20 e 40 mm.
As temperaturas máximas devem se manter abaixo dos 28 °C, enquanto as mínimas podem variar entre 14 °C e 16 °C.
Condições observadas
Entre os dias 2 e 6 de abril, as maiores chuvas ocorreram na Região Norte, no leste do Sudeste e em áreas do Nordeste, como o Maranhão e o Ceará. Destaques foram os acumulados de 404,2 mm em Teresópolis (RJ), 218,8 mm em Boca do Acre (AM) e 120 mm em Turiaçu (MA).
Em contrapartida, o interior do Nordeste e o norte de Minas Gerais permaneceram com chuvas escassas ou ausentes. As temperaturas chegaram a 38,4 °C em Ibotirama (BA), enquanto os termômetros marcaram mínima de 4,2 °C em Quaraí (RS) no dia 5.
O boletim completo e os avisos meteorológicos atualizados estão disponíveis no portal oficial do INMET (www.inmet.gov.br) e no aplicativo do instituto.
Confira o informativo completo.