23.4 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Bibliotecas Públicas da Bahia têm mais de 100 mil livros para empréstimo

Mais Lidas

No Dia Nacional da Biblioteca, comemorado em 9 de abril, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), destacou a importância do acesso gratuito aos livros e das ações de incentivo à leitura.

De acordo com a Ascom/FPC, as bibliotecas públicas da Bahia oferecem 133.442 exemplares para empréstimo, distribuídos entre a Biblioteca Central do Estado da Bahia, Biblioteca Anísio Teixeira, Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Bibliotecas Juracy Magalhães (Salvador e Itaparica) e Biblioteca Pública Thales de Azevedo.

Em 2024, foram realizados 8.608 empréstimos nas bibliotecas estaduais. No primeiro quadrimestre de 2025, 2.159 usuários já pegaram livros emprestados. Os livros mais procurados são os infanto-juvenis, seguidos por literaturas nacionais e internacionais. Clássicos, ficção, romance, poesias e religião também estão entre os preferidos.

A professora e ledora voluntária Suzana Lima, que frequenta a Biblioteca Central, ressaltou a importância desses espaços: “A biblioteca oferece a oportunidade de conhecer o universo. Quando você lê, o seu mundo desperta, conhecemos outras realidades que estão fora do nosso convívio social.” Ela também destacou a necessidade de estratégias para atrair jovens para as bibliotecas.

Sistema pergamum e empréstimos

Para facilitar o acesso aos livros, a Fundação Pedro Calmon utiliza o sistema Pergamum, que permite aos usuários buscar títulos, realizar reservas e renovar empréstimos online. Desde 2010, 32.068 usuários foram cadastrados, totalizando 149.584 empréstimos pelo sistema.

Para pegar livros emprestados, é necessário comparecer a uma das seis unidades com comprovante de residência, e-mail, telefone e documento de identificação. O empréstimo de até dois livros é válido por 15 dias, podendo ser renovado duas vezes.

A diretora de bibliotecas públicas da Bahia, Tamires Conceição, afirmou que o serviço de empréstimos é fundamental para democratizar o acesso ao livro e à informação, promovendo a cooperação entre a comunidade e as bibliotecas. Ela destacou que as bibliotecas oferecem acesso gratuito a livros e programação cultural mensal.

Atividades culturais e lançamentos de livros

As bibliotecas estaduais promovem atividades como lançamentos de livros e contação de histórias. Em 2024, foram realizados 40 lançamentos de obras de autores nacionais e internacionais. Em abril de 2025, estão programados lançamentos de livros como “O Canto de Graúna” e “Mulheres que mudaram a história”.

O Festival de Contação de Histórias, em sua 6ª edição, ocorrerá em 25 de abril, com atividades voltadas para crianças e adolescentes. A contadora de histórias Jamília Tavares destacou a importância da atividade para despertar o interesse pela leitura.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas