Calor e umidade intensificam chuvas no Norte do país nesta quarta-feira

A combinação de calor e umidade está favorecendo a ocorrência de chuvas intensas nesta quarta-feira, 9 de abril, em diversas regiões do Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, sudoeste do Pará, Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuvas que podem atingir volumes de até 100 mm, acompanhadas de rajadas de vento de até 100 km/h.

O litoral norte do país também está em atenção devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com previsão de chuvas fortes entre o Amapá e o oeste do Ceará, podendo registrar volumes de até 100 mm nas próximas 24 horas.

O sul de Santa Catarina, a região serrana e a região metropolitana do Rio Grande do Sul têm previsão de acumulados de chuva entre 50 mm e 100 mm nesta quarta-feira (9), condição que pode se estender até amanhã (10), conforme o aviso laranja emitido pelo Inmet.

Chuvas Isoladas e Tempestades

Além disso, pancadas de chuva isoladas estão previstas para outras partes do país, como Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, devido à alta umidade na atmosfera.

Motivadas por uma área de baixa pressão, essas chuvas podem evoluir para tempestades, com possibilidade de queda de granizo amanhã (10), conforme o aviso amarelo publicado pelo Inmet.

Este aviso abrange a faixa leste de São Paulo, incluindo todo o litoral, a Região Metropolitana, o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira, a Zona da Mata e o sul de Minas Gerais, além do Rio de Janeiro e da faixa sul do Espírito Santo.

Nessas áreas, a previsão indica temporais com volumes que podem variar entre 30 mm e 50 mm, acompanhados por rajadas de vento de até 60 km/h.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile