O programa Mulheres Mil, uma iniciativa interministerial que envolve o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC), vai oferecer mais 10 mil vagas em cursos gratuitos sobre cuidados, totalizando 40 mil vagas. A ampliação foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9).
Além das novas vagas gerais, 900 serão destinadas especificamente para trabalhadoras domésticas. De acordo com o MDS, o aumento no número de vagas é resultado do sucesso do projeto-piloto realizado em 2024, que também ofertou 900 vagas para essa categoria. Os cursos foram realizados em parceria com Institutos Federais de diversos estados, como Bahia, Pernambuco e São Paulo, e tiveram uma taxa de conclusão de 82%.
Laís Abramo, secretária nacional de Cuidados e Família do MDS, destacou que o êxito da proposta experimental permitiu a ampliação do programa. “A gente pretende justamente ampliar esse processo de formação profissional e elevação da escolaridade para as trabalhadoras do cuidado”, afirmou. A ampliação das vagas faz parte do Plano Nacional de Cuidado e será financiada com recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Ciclo de formação
Até sexta-feira (11.04), ocorre a abertura do ciclo de formação do programa Mulheres Mil na Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), em Brasília. O evento, promovido pelo MEC, visa aprimorar e valorizar o programa por meio da capacitação de gestores e equipes técnicas das instituições de ensino participantes. Além disso, um guia sobre a metodologia do Mulheres Mil está sendo disponibilizado para os representantes das instituições.
O Mulheres Mil é um conjunto de políticas públicas voltadas para a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres a partir de 16 anos, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os cursos oferecidos têm carga horária mínima de 160 horas e são distribuídos em diversas opções profissionais, organizados em 12 eixos tecnológicos.