Todas as regiões da Bahia estão com previsão de chuva nesta sexta-feira, 11 de abril. A maior parte do estado enfrenta estiagem, sem registro de chuvas significativas há mais de 80 dias em algumas localidades e a expectativa é grande para o retorno das precipitações.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas dos últimos dias se concentraram no Sul do estado e devem avançar, a partir da madrugada esta sexta-feira (11), para o interior da Região Nordeste abrangendo a fronteira agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde os volumes deverão ser maiores.
Ressalta-se que, para a Bahia e o litoral de Sergipe, a previsão ainda inspira muita atenção porque as chuvas devem persistir em áreas do estado neste final de semana, com mais ênfase no centro-sul, incluindo o Recôncavo Baiano e a capital, Salvador.
De acordo com a meteorologista Morgana Almeida, a expansão das chuvas para o interior se dá pela mudança no padrão atmosférico com a passagem de um sistema frontal no oceano que vai contribuir para o aumento da umidade na Região Nordeste.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também estará atuando com mais intensidade nestes dias, provocando chuvas fortes na faixa norte e leste da Região Nordeste, principalmente em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará.
Alerta Amarelo – Chuvas Intensas (sexta-feira)
Um alerta de chuvas intensas emitido nesta quinta-feira, indica possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).
Este aviso abrange 1.795 municípios de estados das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste, sendo 397 na Bahia. Ele é Válido das 10h desta sexta-feira (11), até às 10h de sábado (12). Mais Informações
Outro alerta vigente até as 10h desta sexta-feira engloba os demais municípios do Extremo-Sul da Bahia não inclusos neste alerta, emitido de forma antecipada.
Chuva boa
A meteorologista Morgana ressalta que a previsão de chuvas significativas no interior do Nordeste está sendo aguardada com expectativa, visto que uma ampla área da região registrou déficit nos meses do verão.
No Matopiba, a oferta de chuva será bem-vinda porque favorece os cultivos de algodão e os plantios de segunda safra de milho no Tocantins e no Maranhão.
Ela acrescenta que no Maranhão, as lavouras de milho estão no período de floração e as de algodão entrando na fase fenológica de formação das maçãs e, estas chuvas estão favorecendo os cultivos.
Chuvas também vão favorecer culturas agrícolas no sudoeste do Piauí e oeste da Bahia, que ainda estão enquadrados na condição de restrição hídrica, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).