back to top

MPT apura quatro mortes em acidentes de trabalho na Bahia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia iniciou investigações sobre quatro mortes em acidentes de trabalho ocorridas nesta semana.

De acordo com o MPT, o primeiro caso aconteceu na terça-feira, 08 de abril, em Pedrão, a 130 km de Salvador, onde Wellington dos Santos de Jesus, de 17 anos, faleceu enquanto operava um trator sem freio.

As outras três mortes ocorreram na quarta-feira (09/04) na BR-145, próximo a Itabuna. Pedro Enrique Alves dos Santos Lídio, 21, Adnejar Almeida Santos Filho, 49, e José Carlos Marques de Jesus, 44, morreram em um acidente enquanto dirigiam um caminhão da cervejaria onde trabalhavam. O MPT está investigando a relação do Grupo Petrópolis, empregador dos três, com o acidente e a segurança do veículo utilizado.

O caso de Pedrão também está sob análise para verificar as condições de segurança do jovem que trabalhava na Fazenda Barriga. Além desses, o MPT já investiga a morte de Gerson Brasileiro da Silva, 35, ocorrida em Ipirá, após uma queda de 12 metros enquanto trabalhava como pedreiro.

Campanha Abril Verde

As recentes fatalidades destacam a importância da segurança no trabalho, tema central da campanha Abril Verde. Criada em 2014, a campanha visa conscientizar sobre a prevenção de acidentes e doenças laborais.

O movimento começou com o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba (Sintest-PB) e a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba (Aest-PB).

A escolha de abril para a campanha se deve a datas significativas para a segurança no trabalho. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória de 78 mineiros mortos em uma explosão nos EUA em 1969. No Brasil, a data é reconhecida pela Lei nº 11.121, de 2005, como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Em 2024, o MPT recebeu 5.380 denúncias de acidentes de trabalho no país, propondo 323 ações judiciais e firmando 1.336 termos de ajuste de conduta (TACs) relacionados ao tema.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile