28.3 C
Guanambi
27.5 C
Vitória da Conquista

Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas

Mais Lidas

Estão abertas as inscrições para o 31º Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Os interessados podem se inscrever até 31 de julho no site Jovem Cientista.

De acordo com o MCTI, o tema desta edição é “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”. O objetivo é incentivar jovens pesquisadores a desenvolverem soluções sustentáveis e eficazes para enfrentar desastres climáticos, estratégias de resiliência e adaptação, além de iniciativas voltadas para a agricultura.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância do prêmio para revelar talentos em todo o Brasil e abordar um tema urgente como as mudanças climáticas.

“Esse prêmio faz nosso país conhecer tantas mentes brilhantes que temos Brasil afora, trazendo nesta edição um tema tão urgente, que é abordar as mudanças climáticas”, afirmou.

Prêmio Jovem Cientista

O prêmio é composto por cinco categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico. Os prêmios incluem laptops, bolsas do CNPq e valores em dinheiro que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil.

Na categoria “Mestre e Doutor”, podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores com até 39 anos em 31 de dez embro de 2025. Para “Estudante do Ensino Superior”, são aceitos estudantes de graduação ou recém-formados a partir de 1º de janeiro de 2024, com menos de 30 anos em 31 de dezembro de 2025.

Na categoria “Estudante de Ensino Médio”, os participantes devem estar matriculados em escolas públicas ou privadas e ter menos de 25 anos em 31 de dezembro de 2025. Os três melhores trabalhos de cada categoria recebem prêmios, que também contemplam os orientadores.

A categoria Mérito Institucional reconhece duas instituições, uma de Ensino Superior e outra de Ensino Médio, que apresentarem o maior número de trabalhos com mérito científico.

Linhas de pesquisa

As linhas de pesquisa incluem resiliência e adaptação às mudanças climáticas, cidades inteligentes e sustentáveis, segurança hídrica e alimentar, bioeconomia, tecnologias emergentes, impactos na saúde pública, combustíveis sustentáveis, educação ambiental, impactos em incêndios florestais, produtos sustentáveis e políticas públicas.

Para a categoria Estudante do Ensino Médio, as linhas de pesquisa são soluções sustentáveis para recursos naturais, tecnologias digitais para monitoramento ambiental, educação ambiental, análise dos impactos climáticos na saúde, desenvolvimento de produtos sustentáveis e agricultura sustentável.

O Prêmio Jovem Cientista já premiou mais de 194 pesquisadores e estudantes, além de 21 instituições de ensino superior e médio ao longo de 37 anos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas