O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 14 de abril, o Informativo Meteorológico nº 14/2025, com a análise das condições observadas entre os dias 9 e 13 de abril e a previsão para a semana de 14 a 21 de abril.
O boletim traz dados sobre precipitação, variação de temperaturas e a tendência climática em todas as regiões do país.
Previsão para o período de 14 a 21 de abril
Chuvas
Região Norte
Os maiores acumulados de chuva irão se concentrar no norte e sul dos Estados do Amazonas e Pará, Acre, Tocantins, mas principalmente no Amapá, onde a posição mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), irá favorecer a ocorrência de volumes que podem ultrapassar os 60 mm.
Menores volumes são previstos para a parte central dos Estados do Amazonas e Pará, bem como o norte de Tocantins e áreas de Rondônia, com valores abaixo de 40 mm (tons em verde).
Região Nordeste
As áreas de instabilidades devem permanecer ao longo da semana sobre o oeste do Maranhão, bem como em áreas da costa da Bahia e Sergipe, com volumes variando entre 20 mm e 50 mm .
Para o restante da região, são previstas chuvas fracas e inferiores a 20 mm (tons em azul) e em algumas localidades pode não haver registro de chuva e redução da umidade relativa do ar, especialmente na divisa entre os Estados da Bahia, Piauí e Pernambuco.
Região Centro-Oeste
A previsão para os próximos dias é de chuvas mais localizadas sobre o Mato Grosso e Goiás, com acumulados que podem superar os 50 mm. No restante da região, são previstos volumes de chuva inferiores a 20 mm, exceto em áreas do leste do Mato Grosso do Sul, onde os volumes irão variar entre 20 mm e 50 mm.
Região Sudeste
São previstas chuvas acima de 50 mm no centro-sul dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Nas demais áreas, as chuvas, a tendência é de volumes de chuva irregulares e inferiores a 30 mm.
Região Sul
A semana começa com tempo estável em grande parte da Região Sul. O centro-norte do Paraná, deve receber volumes de chuva.
Temperaturas
As temperaturas máximas devem ultrapassar os 34°C em boa parte do Nordeste, Centro-Oeste e áreas do Norte. O calor será mais intenso no dia 18 de abril, especialmente na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As mínimas seguirão acima de 22°C nas regiões Norte, parte do Centro-Oeste e oeste do Nordeste e Sudeste. No Sul e leste do Sudeste, as mínimas devem ficar abaixo de 20°C. No dia 20, a expectativa é de temperaturas abaixo de 14°C em áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de geada fraca.
Condições observadas entre 9 e 13 de abril
Durante o período analisado, os maiores acumulados de chuva foram registrados no Norte do país, especialmente no Pará, Amazonas e Tocantins. Destaque para Castanhal (PA) com 146,8 mm, Peixe (TO) com 123,2 mm e Humaitá (AM) com 120,8 mm.
No Nordeste, as chuvas se concentraram principalmente no noroeste e sul do Maranhão, oeste de Pernambuco e nordeste da Bahia. Turiaçu (MA) registrou 132 mm, Ribeira do Amparo (BA) 122,6 mm e Ouricuri (PE) 85,4 mm. No leste da região e norte de Minas Gerais, os volumes foram inferiores a 10 mm.
No Sudeste, acumulados expressivos foram observados no Rio de Janeiro e interior de São Paulo, com até 92 mm em Três Rios (RJ). A parte norte de Minas Gerais teve chuvas escassas ou inexistentes.
No Centro-Oeste, os maiores volumes ocorreram no Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul, com destaques para Cuiabá (123,1 mm) e Coxim (121,6 mm). Já no sul de Goiás e áreas centrais, os registros ficaram abaixo de 10 mm.
Na Região Sul, as chuvas se concentraram no leste e sul do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, com destaques para Jaguarão (RS) com 113,2 mm e Tramandaí (RS) com 102,2 mm.
As temperaturas máximas estiveram elevadas no interior do Nordeste e Norte, com 40°C em São João do Piauí (PI) e 38,4°C em Ibotirama (BA). Já as mínimas caíram em regiões do Sul, com destaque para 1,3°C em São José dos Ausentes (RS) no dia 10 de abril.
Mais detalhes e atualizações em: portal.inmet.gov.br e alert-as.inmet.gov.br. O informativo completo também pode ser acessado.