27.2 C
Guanambi
28.2 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista inicia entrega de absorventes nas escolas para alunas em idade menstrual

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Apoio Técnico Administrativo (Cata), já está fazendo a distribuição de absorventes higiênicos nas escolas municipais neste ano de 2025, para que sejam repassados às alunas em idade menstrual, conforme determina o Programa Municipal de Distribuição de Absorventes Higiênicos (PDAH), instituído pela Lei Municipal nº 2.539/2021.

Segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista, em dezembro de 2024 foram entregues absorventes e protetores para suprir as necessidades nos meses de janeiro e fevereiro de 2025.

Com a conclusão do prazo de matrícula na Rede Municipal e o número de alunas em idade menstrual, a Smed organizou os kits com a quantidade exata e iniciou a distribuição. Para este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) adquiriu 108 mil unidades de absorventes, para atender em torno de 12.300 alunas.

Na última quarta-feira, 9 de abril, a Escola Municipal Antônia Cavalcanti da Silva recebeu a quantidade necessária para os meses de abril e maio. Foram cinco caixas totalizando 300 absorventes.

Em torno de 95 alunas da unidade estarão sendo beneficiadas. De acordo com a diretora Alice Mary Oliveira Silva, o PDAH é de extrema importância.

“Nós que estamos à frente das escolas em bairros periféricos, sabemos que a situação dessas famílias não é fácil. A maioria tem dois, três filhos, e às vezes duas em casa com idade menstrual. Essa disponibilidade do absorvente entregue na escola é assim de fundamental importância”.

Aluna do 5º ano, Bárbara Vitória de Matos Pereira, 11 anos, afirmou que o PDAH é muito bom. “Tem gente que não pode comprar os absorventes. É bom que a escola esteja doando”. Ela acrescentou que a quantidade recebida tem suprido a necessidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas