Aneel aprovou reajuste tarifário da Neoenergia Coelba na Bahia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário anual da Neoenergia Coelba, que atende 6,77 milhões de unidades consumidoras na Bahia. De acordo com a ANEEL, o reajuste para consumidores residenciais (B1) será de 1,78%.

Para os consumidores cativos, a média de reajuste para baixa tensão será de 1,88%, enquanto para alta tensão será de 2,53%. O efeito médio para o consumidor será de 2,05%. Esses índices foram influenciados por variações nos custos de compra de energia, encargos setoriais e componentes financeiros.

Detalhes do Reajuste

O efeito médio da alta tensão abrange as classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para baixa tensão, a média inclui as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda), B2 (Rural), B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades) e B4 (Iluminação pública).

Os processos tarifários mais comuns são a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA). A RTP é mais complexa e define o custo eficiente da distribuição, metas de qualidade e perdas de energia, além dos componentes do Fator X.

Já o RTA é mais simples, atualizando a Parcela B pelo índice de inflação menos o fator X, repassando custos de compra e transmissão de energia e encargos setoriais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile