As obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho entre os municípios de Brumado e Caetité, na Bahia, serão retomadas em breve. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Este trecho faz parte do Fiol 1, que se estende de Ilhéus a Caetité, totalizando 537,2 quilômetros. As atividades estavam paralisadas desde 1º de abril, com cerca de 75% do projeto já concluído.
A retomada das obras ocorrerá no lote 4F, que passa por Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio. Em Caetité, está prevista a construção de um terminal intermodal, que será um ponto estratégico para o escoamento de cargas e integração logística da região.
Continuidade das obras e impacto econômico
De acordo com informações do Portal Vilson Nunes, a continuidade das obras faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma visita oficial a Ilhéus em julho de 2023. A execução das obras está sob a responsabilidade da concessionária Bahia Ferrovias S.A.
A Fiol é considerada uma das principais obras de infraestrutura em andamento na Bahia, com potencial para impulsionar a economia regional ao facilitar o transporte de minério, grãos e outras cargas entre o interior e o litoral do estado.