O feriadão da Páscoa e Tiradentes será marcado por chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, incluindo Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria que se desloca pelo oceano também deve impactar partes da Região Sul.
As precipitações começam nesta quinta-feira, 17 de abril, com maior intensidade em áreas de Minas Gerais, como o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, além do litoral norte do Espírito Santo. A instabilidade se estende até o sul da Bahia, com possibilidade de volumes expressivos de chuva, que podem atingir até 100 mm até sexta-feira (18).
Em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, as instabilidades devem se intensificar, com chuvas que podem chegar aos 100 mm e rajadas de vento de até 100 km/h. Na Sexta-Feira Santa (18), são esperadas pancadas de chuva com trovoadas no centro-sul de Mato Grosso do Sul, com tendência de diminuição das instabilidades ao longo do feriado prolongado.
Previsão para São Paulo e Região Sul
Em São Paulo, as chuvas mais significativas devem ocorrer no oeste e centro-norte do estado na sexta-feira (18), persistindo no sábado (19) e de forma mais moderada no litoral, devido à passagem de um sistema frontal pelo oceano.
Algumas localidades podem registrar queda de temperatura no domingo (20), e o interior do estado deve apresentar poucas nuvens na segunda-feira (21). Uma nova frente fria começa a se deslocar pelo oceano a partir de sexta-feira (18), provocando instabilidades na Região Sul.
O centro-norte do Rio Grande do Sul será o primeiro a ser atingido, com o avanço do sistema previsto para sábado (19) e domingo (20), atingindo também o oeste de Santa Catarina e do Paraná. De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas moderadas na região, que ajudarão a restabelecer a umidade do solo.
A partir do final de semana, a massa de ar frio deve favorecer a formação de geada fraca em áreas da Região Sul, entre sábado (19) e segunda-feira (21).
Para mais informações e atualizações sobre as condições climáticas, acesse o portal de alertas do Inmet acesse o site do Inmet.