31.3 C
Guanambi
25.8 C
Vitória da Conquista

Mapa realiza evento sobre sustentabilidade na agropecuária do Cerrado

Mais Lidas

O Cerrado Summit, evento promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), teve início em 15 de abril, em Luís Eduardo Magalhães, Bahia. O encontro faz parte da “Trilha pré-COP30” e visa discutir a sustentabilidade na produção agropecuária no cerrado brasileiro. O objetivo é elaborar um plano de ação que fomente a implementação de práticas de agricultura regenerativa na região.

De acordo com o Mapa, o evento reuniu cerca de 50 diretores de grandes empresas do setor agropecuário, gestores públicos, produtores e líderes do setor financeiro. Durante o encontro, foram debatidos temas como a recuperação de pastagens degradadas, segurança alimentar e mudanças climáticas. A necessidade de alinhamento de métricas e diretrizes para o bioma, além de investimentos e parcerias público-privadas, também foram discutidos.

Participação e declarações

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, destacou a importância de políticas públicas e crédito para alcançar metas sustentáveis. Ele ressaltou os planos ABC+, de Conversão de Recuperação de Pastagens Degradadas (PNCPD) e Floresta+ como fundamentais para o avanço da agropecuária sustentável no Brasil.

Arthur Ramos, diretor-executivo do Boston Consulting Group (BCG), afirmou que o evento busca estimular o diálogo entre empresas, produtores e entidades da sociedade civil, destacando o potencial da agricultura regenerativa. Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), enfatizou o compromisso com a preservação do cerrado, afirmando que é possível produzir alimentos de forma sustentável.

O Cerrado Summit é realizado em parceria com a Aiba, Associação dos Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), BCG, World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas