27.2 C
Guanambi
20.6 C
Vitória da Conquista

Oito barragens na Bahia aguardam aval para serem administradas em parceria público-privada

Mais Lidas

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) deu parecer favorável à qualificação de um projeto que visa transferir a administração de oito barragens para a iniciativa privada por meio de parceria público-privada (PPP). Entre elas, cinco estão localizadas na Bahia, todas situadas na Bacia do Rio São Francisco.

As barragens baianas incluídas no projeto são Ceraíma, Cova da Mandioca, Mirorós, Poço do Magro e Zabumbão. A proposta é permitir que a gestão desses empreendimentos passe a ser realizada com maior eficiência operacional e sustentabilidade, por meio da participação do setor privado em regime de concessão.

Além dessas, outras três barragens também fazem parte do pacote de qualificação encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo ministro da Casa Civil e presidente do PPI, Rui Costa (PT). São elas: Bico da Pedra e Estreito, em Minas Gerais, e Boacica, em Alagoas.

Com o aval do Conselho do PPI, o projeto aguarda agora a aprovação do presidente da República para seguir para a fase de estruturação, quando serão definidos os moldes da concessão e as responsabilidades das partes envolvidas.

A expectativa do governo federal é que a concessão das barragens contribua para uma melhor gestão hídrica, ampliação da segurança das estruturas e maior aproveitamento do potencial desses recursos para abastecimento, irrigação e geração de energia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas