27.9 C
Guanambi
24.6 C
Vitória da Conquista

Confira a previsão do tempo oficial para todo o país até 5 de maio

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 28 de abril, o Informativo Meteorológico nº 15/2025.

O documento traz a análise das condições climáticas observadas nos últimos dias e a previsão do tempo para o período de 28 de abril a 5 de maio.

O boletim aponta a ocorrência de chuvas volumosas em parte do país e alerta para a possibilidade de geadas em áreas do Sul.

Previsão por região

De acordo com o Inmet, na Região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se concentrar no centro-oeste do Amazonas, norte e sudoeste do Pará, oeste do Acre, mas principalmente no norte de Roraima e no Amapá, onde a posição mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), irá favorecer a ocorrência de volumes que podem ultrapassar os 60 mm.

Menores volumes são previstos para o Tocantins, sudeste do Pará e centro-sul de Rondônia, com valores abaixo de 40 mm.

Na Região Nordeste, chuvas volumosas devem atingir áreas do norte do Maranhão e litoral da Bahia, com volumes que podem ultrapassar os 60 mm.

Para o restante da região, são previstas chuvas fracas e inferiores a 20 mm e em algumas localidades pode não haver registro de chuva e redução da umidade relativa do ar, especialmente no semiárido nordestino.

Na Região Centro-Oeste, a previsão é de chuvas mais localizadas sobre o Mato Grosso e centro-norte de Goiás, com acumulados que podem superar os 40 mm durante o início da semana.

No restante da região, são previstos volumes de chuva inferiores a 20 mm.

Na Região Sudeste, são previstas chuvas entre 30 mm e 50 mm na parte central de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo no início desta semana. Maiores volumes devem se concentrar no meio-norte de Minas Gerais, com valores que podem ultrapassar os 60 mm.

A partir do final da semana, a tendência é de volumes de chuva irregulares e inferiores a 10 mm.

Para a Região Sul, são previstas chuvas acima de 20 mm para o norte do Paraná. As demais áreas devem receber volumes de chuva abaixo de 10 mm, com tempo aberto na maioria dos dias.

Temperaturas

As temperaturas mínimas seguirão acima de 22°C na Região Norte, Região Centro-Oeste, oeste da Região Nordeste e oeste da Região Sudeste. Em grande parte da Região Sul e leste da Região Sudeste, esperam-se mínimas abaixo de 20°C.

Durant e o início desta semana, a atuação de uma massa de ar frio irá favorecer o declínio de temperatura em áreas do sul do Mato Grosso do Sul, sudoeste de São Paulo e noroeste do Paraná. As temperaturas mínimas devem ser abaixo de 14°C em grande parte da Região Sul, sul de Minas Gerais e leste de São Paulo, principalmente entre os dias 30 de abril e 01 de maio.

Existe a possibilidade de geadas fracas ao amanhecer em áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no sul do Paraná, entre os dias 29 de abril e 1º de maio.

A previsão indica que as temperaturas máximas podem superar os 30°C ao longo da semana, especialmente no interior da Região Nordeste, áreas da Região Norte, Região CentroOeste e oeste de São Paulo. Em grande parte da Região Sul e leste da Região Sudeste, as temperaturas máximas podem ficar abaixo de 28°C. No dia 04 de maio, são previstas temperatura máximas acima de 34°C no sul do Maranhão, Piauí, Ceará, bem como no oeste da Bahia, do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Condições observadas nos últimos dias

Na última semana, os maiores acumulados de chuva foram registrados:

  • Norte: volumes superiores a 50 mm no Amapá, centro-norte do Amazonas, nordeste do Pará e pontos do Acre, com destaque para Manaus (158,6 mm), Bragança (137,8 mm) e Rio Branco (106,8 mm).

  • Nordeste: chuvas mais intensas no norte do Maranhão, Piauí, Ceará e pontos do Rio Grande do Norte e Bahia. Destaque para Turiaçu (113,6 mm), Piripiri (79,6 mm) e Salvador (54,4 mm). No interior, volumes foram inferiores a 10 mm.

  • Sudeste: centro-oeste de São Paulo e sul de Minas Gerais registraram acumulados entre 50 mm e 80 mm, com destaque para São Carlos (77,4 mm), Machado (74,6 mm) e Uberlândia (62,2 mm).

  • Centro-Oeste: volumes expressivos no Mato Grosso do Sul, com Rio Brilhante (105,4 mm) e Coxim (94,2 mm).

  • Sul: chuvas esparsas e em baixos volumes, especialmente no Rio Grande do Sul, onde algumas localidades não registraram precipitação.

As temperaturas máximas ultrapassaram 35°C no interior do Nordeste, com picos de 38,4°C em Pão de Açúcar (AL). As mínimas caíram no Sul, chegando a 6,1°C em São José dos Ausentes (RS) no dia 23.

Confira o Informativo Meteorológico na íntegra

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas