Semana começa com queda de temperatura no Centro-Sul do país

A semana começa com temperaturas baixas em grande parte da região Sul do país, em razão da chegada de uma massa de ar polar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas mais afetadas nos próximos dias incluem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com a possibilidade de avanço também sobre o Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Entre o sul do Mato Grosso do Sul, o Pantanal, áreas de São Paulo e o norte do Paraná, o Inmet alerta para a queda acentuada nas temperaturas, que devem variar entre 3ºC e 5ºC nesta segunda-feira, 28 de abril, e persistir até amanhã (29).

No Sul, há previsão de geadas na madrugada de terça-feira (29). O Inmet emitiu um aviso de perigo potencial para o fenômeno, especialmente entre as 3h e 7h, afetando a região serrana do Rio Grande do Sul, o meio-oeste e a serra catarinense, além da região de General Carneiro, no Paraná. Produtores rurais dessas áreas devem redobrar a atenção para evitar prejuízos.

No Rio Grande do Sul, o frio já se faz sentir desde o domingo (27). Estações meteorológicas do Inmet no estado registraram, até as 8h desta segunda-feira (28), as temperaturas mais baixas do país, com destaque para Quaraí (4,2°C) e São Gabriel (6,3°C).

Chuvas intensas em outras regiões

Além do frio, áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva isoladas no centro-leste de São Paulo, Triângulo Mineiro e leste do Mato Grosso do Sul. A previsão é de volume entre 30 mm e 50 mm, principalmente entre a tarde e a noite desta segunda-feira (28), podendo vir acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h.

O litoral norte do país também estará sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve trazer chuvas intensas para regiões entre o Rio Grande do Norte e o Amapá entre hoje e amanhã, com volumes que podem chegar a 50 mm.

Outras áreas, como Acre, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia, também estão sob aviso amarelo (perigo potencial) de chuvas intensas, com previsão de volumes de até 50 mm e ventos de até 60 km/h, alerta o Inmet.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile