Quem está programando passar o feriadão do Dia do Trabalho no litoral da Bahia precisa se preparar para o tempo chuvoso que se desenha para o estado.
A frente fria que avança no oceano forma um canal de umidade que trará muita instabilidade nos próximos dias, e a condição de chuva poderá se estender, pelo menos, até o sábado, 3 de abril.
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas poderá ser significativo, chegando aos 100 mm em 24h. As áreas de maior atenção são o litoral sul baiano, abrangendo ainda Vitória da Conquista.
Esse cenário começa hoje, 29, e se intensifica nos dias seguintes, inclusive no feriado de 1º de maio, quando as instabilidades avançam e podem alcançar o Recôncavo Baiano, com chuvas persistentes que poderão ocorrer até o sábado (3), segundo aviso laranja (perigo) emitido pelo Inmet.
Atenção também para o Acre, toda a faixa oeste do Amazonas e o norte de Rondônia, onde são esperados volumes significativos de até 100 mm, com rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h.
Com grau de severidade menor, as chuvas também atingirão áreas do Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. Nessas regiões, o volume deve variar entre 30 mm e 50 mm, com ventos de até 60 km/h.
Geada
O Inmet emitiu avisos amarelos para geada na Região Sul do país entre as 3h e 7h de amanhã (30).
As áreas que poderão registrar o fenômeno meteorológico são o sudeste do Paraná e as serras gaúcha e catarinense.
As temperaturas nessas áreas devem oscilar em torno dos 3°C, e os produtores rurais precisam estar em alerta.
O frio na Região Sul ocorre desde o último domingo (27). Estações do Inmet na região registraram, até as 8h desta terça-feira (29), as menores temperaturas do país, com destaques para General Carneiro (PR), com -0,1ºC, São Joaquim (SC), com 3,1°C, e Quaraí (RS), com 3,8°C.