As condições meteorológicas para chuva voltaram a predominar sobre a Região de Guanambi no início desta semana. Depois de um fim de semana quente, com máximas de 35,6ºC no sábado, 26 de abril, a nebulosidade aumentou e algumas localidades registraram chuva fraca e pancadas isoladas.
A previsão por conjunto dos modelos mostra que estas podem ser as últimas chuva antes do início do período seco na região.
Os volumes previstos para Guanambi até quinta-feira, 1º de maio, são baixos, podendo variar entre 8 e 15 milímetros (mm), com possibilidade de volumes maiores em alguns pontos isolados e até de ausência de precipitação em outros.
Nesta quarta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia voltou a incluir a região em um alerta amarelo para chuvas intensas, indicando possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanha de ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h.
Volume de chuvas foi o menor dos últimos anos em Guanambi
Desde as primeiras chuvas em outubro do ano passado, o acumulado registrado pelo pluviômetro da Agência Sertão no Centro de Guanambi é de 535 mm, o menor em oito anos de medições.
Já na estação do Inmet, localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, o volume acumulado no período é de 461 mm.
No fim da tarde desta terça-feira (29), choveu cerca de 8 mm na cidade.
Muita chuva no litoral
Enquanto parte do interior do estado sob influência do regime climático do Brasil Central está finalizando o período chuvoso, em Salvador e demais áreas do litoral baiano a temporada de chuvas está apenas começando.
As previsões indicam que os primeiros dias de maio devem ser de chuvas intensas em toda a faixa costeira, com grande chance de causar transtornos nas áreas afetadas. Em Salvador, até o próximo domingo (4), os acumulados podem ficar entra 100 e 200 mm, podendo superar 300 mm ao longo dos primeiros dez dias do mês.
As chuvas intensas começam pelo Sul Baiano e devem se espalhar por toda a faixa costeira do estado com o avançar dos dias.