Brasileira considerada pessoa mais velha do mundo morreu aos 116 anos

Inah Canabarro Lucas, natural de São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul, faleceu nesta quarta-feira, 30 de abril, aos 116 anos. Ela foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo. A informação foi confirmada pela sua família, que explicou que a causa da morte foi o desgaste natural da idade.

De acordo com o registro de nascimento, feito em cartório, Inah nasceu em 8 de junho de 1908. Contudo, amigos e familiares afirmam que sua data real de nascimento seria 27 de maio, mas os pais demoraram para realizar o registro.

Inah Canabarro Lucas cresceu em uma família com seis irmãos e iniciou sua jornada religiosa aos 16 anos, quando ingressou no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua vida, ela se dedicou à educação e à fé, o que marcou sua trajetória.

Ela morava na Casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, e costumava expressar alegria com sua rotina diária. Em 1º de outubro de 2024, durante a celebração do Dia do Idoso, Inah, com muito bom humor, foi questionada sobre sua idade. “Poucos anos. 116”, respondeu, com um sorriso.

Em 27 de dezembro de 1928, em Montevidéu, no Uruguai, ela fez seus votos e tornou-se freira. Nos anos seguintes, Inah seguiu sua missão religiosa e educacional, voltando ao Brasil em 1930 para ensinar português e matemática em uma escola localizada na Tijuca, no Rio de Janeiro. Mais tarde, nos anos 40, retornou a Santana do Livramento para continuar sua trajetória como educadora.

Em 2018, ao se aproximar de seu aniversário de 110 anos, Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco, acompanhada de um certificado, o qual ela exibiu com grande orgulho na casa onde residia.

De acordo com informações do G1, embora tenha perdido parte da audição e da visão, Inah mantinha sua rotina rigorosa. Familiares e amigos relataram em entrevista ao “Bom Dia Rio Grande” que, mesmo com as dificuldades naturais da idade, ela seguia seus hábitos de acordar, comer, rezar e dormir no mesmo horário todos os dias.

A validação da pessoa mais velha do mundo

A validação da pessoa mais velha do mundo é feita pela LongeviQuest, uma organização com mais de 110 anos de experiência em pesquisas sobre longevidade. A LongeviQuest, que tem parceria com a European Supercentenarian Organisation (ESO), é referência no mapeamento e monitoramento de supercentenários ao redor do mundo. O processo de validação exige que a pessoa tenha, no mínimo, 108 anos e submeta documentos que comprovem diferentes fases de sua vida. Esses documentos passam por uma análise criteriosa e, se aprovados, são submetidos a um comitê para a validação final.

Inah Canabarro Lucas deixa um legado de fé, dedicação e longevidade, sendo lembrada como uma pessoa de grande influência na sua comunidade e além. Sua trajetória inspira muitas gerações, e seu exemplo de vida e espiritualidade será sempre lembrado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile