Mais Médicos abriu mais de três mil vagas em 1.620 municípios

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira, 2 de abril, a abertura de um novo edital do Programa Mais Médicos, com o objetivo de ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão disponibilizadas 3.174 vagas, das quais 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

As inscrições para os médicos interessados estarão abertas de 5 a 8 de maio.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa visa fortalecer a assistência em regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. “Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e o nosso esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os profissionais do programa integram as equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento próximo à população e encaminham pacientes para consultas especializadas quando necessário.

Distribuição de vagas e formação profissional

O edital considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, conforme o estudo Demografia Médica 2025. A prioridade é atender regiões de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. As vagas contemplam, em sua maioria, municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).

Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, destacou que o programa cumpre seu papel de prover profissionais para áreas remotas e vulneráveis, além de oferecer formação para os médicos, como especialização em Medicina de Família e Comunidade, mestrado e doutorado em Saúde da Família. As oportunidades são para médicos formados no Brasil, brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados, sendo necessário, para os dois últimos perfis, aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv).

O Programa Mais Médicos atualmente garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros, com cerca de 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios, abrangendo 77% do território nacional. Em dezembro de 2024, o programa alcançou um marco histórico com 601 médicos atuando nos DSEIs.

Em março, o Ministério da Saúde lançou um chamamento público para adesão e renovação de vagas, introduzindo o cadastro reserva. Ao todo, 2.450 municípios e 8 DSEIs puderam ingressar nesse cadastro, permitindo flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais. Assim, municípios e DSEIs podem atender rapidamente à demanda por médicos quando necessário.

Para mais informações, acesse o chamamento público.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile