O estudante Juan do Nascimento Pereira, de 14 anos, morador de Condeúba, no sudoeste da Bahia, foi o grande vencedor da etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido anualmente pelos Correios.
Aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Dr. Tranquilino Leovigildo Torres, Juan se destacou entre centenas de participantes com uma carta que dá voz ao oceano, tema proposto nesta edição.
Como prêmio, o jovem condeubense receberá R$ 2,3 mil. A escola também será contemplada com R$ 2,5 mil, conforme estabelece o regulamento da competição. Agora, a carta segue para a fase nacional, onde concorre com outros textos de estudantes de todo o país.
Além de Juan, a Bahia teve como finalistas Sabrina Souza Carvalho, da Escola Municipal Pingo de Gente, em Licínio de Almeida, e Luísa Scarpa Zanon, do Colégio e Cursos Gauss, em Barreiras, que conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
Com o tema “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, a edição de 2024 desafiou os estudantes a refletirem sobre a preservação dos mares, destacando a importância da consciência ambiental desde a juventude.
A etapa nacional já definiu as três melhores cartas: Beatriz Kfouri Azevedo (Aracaju/SE), Ana Luíza Costa Silva (Dom Pedro/MA) e Sâmia Gabriele Freitas Costa (Parnaíba/PI). A redação vencedora entre elas será enviada à fase internacional, promovida pela União Postal Universal (UPU).
Neste ano, o concurso reuniu 3.881 cartas em todo o Brasil, oriundas de 1.918 escolas. Na Bahia, foram 130 textos enviados por 65 instituições de ensino.
Criado há mais de cinco décadas, o Concurso Internacional de Redação de Cartas busca estimular a escrita entre os jovens, promovendo também a educação e a cidadania. O Brasil tem uma trajetória de destaque na competição mundial, com três medalhas de ouro, duas de prata, duas de bronze e seis menções honrosas ao longo da história.
A carta vencedora da etapa internacional em 2024 foi escrita por uma estudante do Quênia.