Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos associativos não autorizados em seus contracheques serão notificados a partir da próxima terça-feira, 13 de maio. A informação foi divulgada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante uma coletiva de imprensa que contou com a participação da Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério da Previdência Social.
De acordo com o presidente do INSS, a notificação será feita exclusivamente por meio do Meu INSS, disponível em site ou aplicativo. A partir da quarta-feira (14), os beneficiários poderão informar se os descontos foram autorizados ou se foram vítimas de fraudes, para então solicitar o ressarcimento.
O INSS alerta para o cuidado com golpes, informando que não haverá contato por telefone ou SMS. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem ligar para a central de teleatendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. O presidente do INSS destacou que “o INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via Whatsapp, não ligará, não enviará link”.
Para aqueles que receberem a notificação de desconto indevido, o pedido de ressarcimento poderá ser feito diretamente pelo Meu INSS ou pelo telefone 135, a partir da próxima quarta-feira. Não será necessário enviar documentos ou preencher dados adicionais, bastando registrar que não reconhece o desconto.
Durante a coletiva, foi explicado que o sistema gerará automaticamente uma cobrança para a entidade mencionada, que terá quinze dias úteis para comprovar a regularidade ou providenciar o ressarcimento ao INSS. O valor será então repassado ao beneficiário diretamente na conta bancária de recebimento.