Nesta terça-feira, 13 de maio, durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim, a comitiva brasileira, que inclui a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, firmou diversos acordos bilaterais com a China.
e acordo com a Agência Brasil, um dos principais projetos discutidos foi a Ferrovia Bioceânica, que está avançando nas negociações com os chineses.
Os acordos firmados abrangem quatro eixos estratégicos: o Novo PAC, a Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica e as Rotas de Integração Sul-Americana. A Ferrovia Bioceânica, que interligará Ilhéus (BA) ao porto de Chancay, no Peru, é um dos projetos mais relevantes do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
O trajeto da ferrovia passará por regiões importantes do agronegócio brasileiro, como o Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Isso representa uma revolução. Quando esse projeto se concretizar, transformaremos todo o cenário econômico do Brasil”, afirmou Simone Tebet. Ela destacou que o projeto tornará o Brasil mais competitivo e impactará diretamente várias regiões do país.
3 mil quilômetros de conexão
O desenho da ferrovia está sendo desenvolvido em colaboração com a Casa Civil, o Ministério dos Transportes e o Ministério dos Portos e Aeroportos. A intenção é conectar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), unindo-as ao Peru. “A China tem interesse, assim como o Peru e o Brasil. O objetivo é garantir segurança jurídica e previsibilidade”, destacou Tebet.
As negociações, iniciadas pelo secretário de Articulação Institucional do MPO, João Villaverde, incluem visitas técnicas a Brasília, Mara Rosa e ao porto de Santos. Projetos ferroviários são complexos e dispendiosos, exigindo capital privado, incluindo internacional.
“Não há investimento privado nacional suficiente; precisamos de capital estrangeiro”, afirmou a ministra, destacando a importância da China nesse contexto. A viagem oficial brasileira à China se encerrará nesta quarta-feira (14).