A aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem ter sido afetados por descontos associativos indevidos receberão notificações através do aplicativo Meu INSS, a partir desta terça-feira, 13 de maio.
A comunicação informará sobre os valores descontados e as entidades envolvidas, permitindo que os beneficiários confirmem se autorizaram ou não tais descontos. A partir de quarta-feira (14), será possível solicitar o ressarcimento dos valores reconhecidamente indevidos.
De acordo com informações do Governo Federal, os segurados que nunca tiveram descontos associativos em seus benefícios, totalizando 27 milhões de pessoas, foram notificados na última quinta-feira (8). Estes não correm o risco de terem sido vítimas de descontos indevidos.
É importante ressaltar que o contato com os beneficiários será realizado exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. Não haverá comunicação por telefone ou SMS. Para esclarecer dúvidas, os beneficiários podem ligar para a central de teleatendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Os beneficiários devem estar atentos para evitar golpes. A recomendação é acessar o aplicativo Meu INSS regularmente para garantir que as notificações sejam recebidas diretamente no celular. O aplicativo é o único canal oficial para o processo de reembolso de descontos indevidos.
Para mais informações sobre o processo de reembolso e segurança, consulte as notícias relacionadas: Quebra de sigilos de fraudadores apontará destino do dinheiro descontado indevidamente e Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS.