O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está realizando processos seletivos simplificados para a contratação de brigadistas florestais. Os selecionados atuarão na gestão do fogo, prevenção e combate a incêndios florestais em unidades de conservação federais distribuídas por todas as regiões do Brasil.
De acordo com o ICMBio, a estimativa é que sejam oferecidas 1785 vagas em todo o país.
Qualquer pessoa interessada em contribuir para a conservação ambiental pode se inscrever, incluindo estrangeiros com documentação válida para trabalhar no Brasil. Os candidatos devem participar do Curso de Formação de Brigada, oferecido gratuitamente pelo ICMBio. Este curso é eliminatório e classificatório, sendo necessário mesmo para aqueles que já possuem certificação anterior. O curso inclui um teste de aptidão física e o uso de ferramentas.
Para se inscrever, é necessário consultar os editais de 2025, que detalham as vagas disponíveis para brigadistas, chefes de esquadrão e chefes de brigada. Os editais também informam sobre os requisitos de escolaridade, salários, tempo de contrato, teste de aptidão física, manuseio de ferramentas e o processo de inscrição. Os processos seletivos são conduzidos pelas unidades de conservação.
Os interessados devem estar atentos aos prazos e exigências estabelecidos nos editais para garantir a participação no processo seletivo. O trabalho dos brigadistas é essencial para a prevenção e controle de incêndios em áreas protegidas, oferecendo uma oportunidade valiosa para quem deseja contribuir com a conservação da biodiversidade brasileira.
Os editais podem ser acessados página ICMBio.