A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de identificar e prender abusadores sexuais de crianças e adolescentes em todo o Brasil.
A operação cumpriu 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, com a participação de 467 policiais federais e 156 policiais civis de diferentes estados.
Durante o cumprimento dos mandados, 35 pessoas foram presas em flagrante. A ação é uma continuidade do trabalho da Polícia Federal no combate ao abuso sexual infantojuvenil e tem como foco a identificação de criminosos que armazenam, compartilham, produzem ou comercializam material pornográfico envolvendo menores de idade.
A Operação Proteção Integral II integra forças policiais federais e estaduais e ocorre em resposta à crescente preocupação com o aumento desses crimes no país.
A primeira fase da operação foi deflagrada em março deste ano e, entre janeiro e abril de 2025, a Polícia Federal cumpriu 612 mandados de prisão contra foragidos da Justiça envolvidos com crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
A ação reafirma o compromisso da Polícia Federal no combate ao abuso sexual infantojuvenil, com o objetivo de responsabilizar aqueles que praticam ou promovem esse tipo de delito, buscando garantir mais segurança para crianças e adolescentes em todo o Brasil.