As chuvas persistentes no litoral da Região Nordeste estão se intensificando e avançando para o agreste de Alagoas e Pernambuco, além de áreas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Bahia.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuvas entre hoje, 20 de maio, e os próximos dias, com acumulados variando entre 30 mm e 100 mm, podendo superar 100 mm em alguns locais.
A região tem enfrentado chuvas volumosas recentemente, causando estragos devido ao solo encharcado e ao risco de alagamentos e deslizamentos. As chuvas são resultado da convergência de umidade, influenciada por cavados sobre o Atlântico, ventos em altitude e águas quentes do oceano.
Dados do Inmet indicam que os maiores volumes de chuva até às 8h desta terça-feira (20) foram registrados em Maceió (AL) com 70,2 mm, Palmares (PE) com 46,4 mm, Natal (RN) com 42,6 mm e Camaratuba (PB) com 40,6 mm.
Previsão para outras regiões
A Região Norte também está em alerta para chuvas volumosas, especialmente em Roraima, nordeste do Amazonas, noroeste e nordeste do Pará e áreas do Amapá, com previsão de volumes de até 100 mm e rajadas de vento de até 100 km/h. No leste do Maranhão, há previsão de pancadas de chuva, mas com menor severidade.
Na Região Sul, pancadas de chuva são esperadas hoje (20), com destaque para Santa Catarina, onde temporais mais intensos podem ocorrer entre a noite de hoje e amanhã (21). No restante do país, a previsão é de tempo firme, com céu claro e pouca nebulosidade.