Foto: Reprodução | Agência Brasil
Ministério da Agricultura confirmou suspensão das exportações de carne de aves para 20 países

Ministério da Agricultura confirmou suspensão das exportações de carne de aves para 20 países

Anúncio

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 19 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a suspensão das exportações de carne de aves para 20 países. A decisão foi tomada após a identificação de focos de contaminação que exigem medidas sanitárias rigorosas.

De acordo com o Mapa, países como México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina decidiram suspender a importação de carne de aves de todo o Brasil. Já a China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka aplicaram a suspensão em cumprimento aos protocolos sanitários acordados com o Brasil.

De forma regionalizada, o Reino Unido, Cuba e Bahrein suspenderam as importações especificamente do estado do Rio Grande do Sul. Outros países optaram por restringir apenas a área afetada, o que não gera impactos comerciais significativos, pois não há estabelecimentos exportadores localizados na região do foco.

O Mapa destacou que a lista de países com restrições é dinâmica e revisada diariamente, conforme as negociações com os parceiros comerciais. O objetivo é apresentar as ações que estão sendo implementadas para erradicar o foco de contaminação. Novas atualizações serão disponibilizadas no site do Mapa, garantindo transparência sobre a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *