Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 19 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a suspensão das exportações de carne de aves para 20 países. A decisão foi tomada após a identificação de focos de contaminação que exigem medidas sanitárias rigorosas.
De acordo com o Mapa, países como México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina decidiram suspender a importação de carne de aves de todo o Brasil. Já a China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka aplicaram a suspensão em cumprimento aos protocolos sanitários acordados com o Brasil.
De forma regionalizada, o Reino Unido, Cuba e Bahrein suspenderam as importações especificamente do estado do Rio Grande do Sul. Outros países optaram por restringir apenas a área afetada, o que não gera impactos comerciais significativos, pois não há estabelecimentos exportadores localizados na região do foco.
O Mapa destacou que a lista de países com restrições é dinâmica e revisada diariamente, conforme as negociações com os parceiros comerciais. O objetivo é apresentar as ações que estão sendo implementadas para erradicar o foco de contaminação. Novas atualizações serão disponibilizadas no site do Mapa, garantindo transparência sobre a situação.