31.5 C
Guanambi
23.4 C
Vitória da Conquista

Agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes

Mais Lidas

Advertisement
Advertisement

A partir do próximo dia 30, as agências dos Correios começarão a atender aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possam ter sido vítimas de descontos não autorizados realizados por entidades associativas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 22 de maio.

Durante uma coletiva de imprensa, o presidente do INSS, Giberto Waller, ressaltou que o atendimento presencial será oferecido especialmente para aposentados e pensionistas sem acesso a tecnologia.

“O atendimento presencial será exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não farão esse tipo de atendimento, pois têm outras finalidades. Além disso, não possuímos a mesma capilaridade que os Correios”, afirmou.

Atualmente, o INSS conta com 1.570 agências em pouco mais de 700 grandes municípios, onde a maior parte da população tem acesso à tecnologia e, portanto, não precisa se deslocar para atendimento presencial. “Estamos utilizando a parceria com os Correios para alcançar cidades menores, onde o acesso à tecnologia ou telefonia é mais limitado”, explicou Waller, acrescentando que os canais de comunicação disponíveis incluem o aplicativo Meu INSS, os sites oficiais e o telefone 135.

Advertisement

Para ser atendido nas agências dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas apresentar um documento de identificação. No caso de pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, um terceiro pode comparecer, desde que apresente uma procuração.

“O portador da procuração não poderá alterar nenhum dado cadastral. O atendimento será exclusivo para consultar se houve ou não o desconto”, esclareceu o presidente do INSS.

“A ideia é que, ao receber o solicitante, os Correios realizem a consulta e forneçam um relatório indicando se houve desconto, qual associação fez o desconto e se ele foi autorizado. O processo será fechado automaticamente, e o interessado receberá um protocolo com número, horário e data, o que será importante para futuras referências”, completou Waller.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas