O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou três marcas de café torrado para consumo humano após análises laboratoriais detectarem impurezas, micotoxinas e matérias estranhas em níveis superiores aos permitidos pela legislação. As marcas reprovadas são Melissa, Pingo Preto e Oficial.
De acordo com o Mapa, “tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”. As matérias estranhas no café incluem grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões, enquanto as impurezas são elementos da lavoura, como cascas e paus.
As empresas responsáveis foram notificadas das irregularidades e foi determinado o recolhimento dos produtos impróprios. Os lotes reprovados são Melissa (0125A), Pingo Preto (12025) e Oficial (263).
Orientações aos Consumidores
O Ministério orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. Os consumidores podem solicitar a substituição do produto. Caso os produtos ainda estejam à venda, o Mapa pede que a ocorrência seja comunicada pelo canal oficial Fala.BR, informando o nome e endereço do estabelecimento onde o produto foi comercializado.