back to top
23.7 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

Mais Lidas

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem se inscrever a partir desta segunda-feira (26) exclusivamente por meio da Página do Participante. O prazo para inscrições termina no dia 6 de junho.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições para todos os exames e avaliações sob sua responsabilidade devem ser feitas apenas pelos sistemas oficiais da autarquia. “Qualquer outra plataforma ou canal não autorizado configura tentativa de fraude”, destacou a entidade.

A taxa de inscrição para o Enem 2025 é de R$ 85 e pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. O prazo para pagamento vai até 11 de junho e, segundo o In ep, não haverá prorrogação.

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação em língua portuguesa. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de redação, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, com duração de cinco horas e 30 minutos.

No segundo dia, os candidatos farão as provas de matemática, química, física e biologia, com duração de cinco horas. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início às 13h30.

Reaplicação

Conforme o edital, as provas do Enem serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes, e os resultados funcionam como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servir de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas