O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, viajará ao sertão da Paraíba nesta quarta-feira, 28 de maio, para a cerimônia de entrega do primeiro trecho do Ramal do Apodi, uma obra de infraestrutura hídrica de grande relevância que integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).
A solenidade será realizada às 16h, no canteiro de obras da Barragem Redondo, situada no município de Cachoeira dos Índios. A obra tem potencial para garantir o abastecimento de água em uma vasta área do semiárido nordestino, historicamente afetada por longos períodos de estiagem.
A Barragem Redondo é peça fundamental neste sistema, atuando na recepção e redistribuição das águas da transposição, além de contribuir para a perenização de cursos d’água na região.
Este evento faz parte da iniciativa “Caminho das Águas”, promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Desde o dia 25 de maio, uma comitiva federal tem percorrido a trilha da Transposição do Rio São Francisco, visitando pontos estratégicos nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com o objetivo de vistoriar o andamento das obras e reforçar a importância do projeto para a segurança hídrica e o desenvolvimento regional.
A agenda oficial do presidente indica que ele deixará Brasília às 8h e chegará a Juazeiro do Norte, no Ceará, por volta das 9h45, seguindo então para Salgueiro, em Pernambuco, onde visitará a estação de bombeamento EBI-3. Na cidade pernambucana, será assinada uma ordem de serviço para duplicação da capacidade de bombeamento de água do “Caminho das Águas”, no Eixo Norte do PISF.
Às 14h50, o presidente sobrevoará as obras do Canal do Salgado, em deslocamento até Cachoeira dos Índios.
Ramal do Apodi
O Ramal do Apodi, especificamente, é considerado o Trecho IV do PISF e desempenha um papel crucial na distribuição das águas do “Velho Chico”. Com uma extensão total projetada de 115,5 quilômetros, esta adutora transportará as águas por gravidade desde a Barragem de Caiçara, na Paraíba, até a Barragem de Angicos, no Rio Grande do Norte. A estrutura completa, cujo investimento totaliza R$ 1,45 bilhão, começou a ser construída em 2021 e, segundo informações oficiais, já alcançou 74,83% de execução física. A previsão é que a obra seja totalmente concluída e entregue até outubro de 2026.
A capacidade de vazão do Ramal do Apodi é um dos seus aspectos técnicos mais relevantes. Projetada para transportar 40 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) em seu trecho inicial, essa vazão será mantida até o quilômetro 30,2. Neste ponto, está prevista uma derivação para o futuro Ramal do Salgado (Trecho III do PISF), que direcionará parte das águas para o estado do Ceará. Após essa derivação, o Ramal do Apodi continuará seu percurso com uma vazão de 20 m³/s até o destino final em Angicos (RN).
A complexidade da obra é evidenciada pela diversidade de estruturas que a compõem, incluindo 37 sub-trechos de canal que somam quase 97 quilômetros, quatro estruturas de controle, oito rápidos, seis aquedutos, um túnel com mais de 6,5 quilômetros de extensão, quatro sifões invertidos, além de soleiras, quedas, galerias e um reservatório, conforme detalhado pelo MIDR.
Estima-se que a obra beneficiará diretamente cerca de 750 mil pessoas distribuídas por 54 municípios nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e, futuramente, Ceará. A garantia de acesso à água de qualidade representa uma transformação profunda para essas comunidades, assegurando não apenas o abastecimento humano, mas também viabilizando a expansão da agricultura irrigada, fortalecendo a produção de alimentos, impulsionando a economia local e contribuindo para a fixação das famílias no campo.
Terceira visita à Paraíba
Esta é a terceira visita oficial de Lula ao estado desde o início do seu atual mandato. Em março de 2023, esteve em Santa Luzia para a inauguração de um complexo de energia renovável, e em agosto do mesmo ano, participou da entrega de um lote do Canal Acauã-Araçagi, outra obra hídrica vital, ocasião em que também anunciou investimentos para habitação e educação.
Também estarão presentes, Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Rui Costa (Casa Civil) e Renan Filho (Transportes), além do governador da Paraíba, João Azevêdo, e parlamentares.