A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), realiza neste mês de junho um curso gratuito voltado às Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
A capacitação tem como objetivo orientar e qualificar os profissionais que atuam no setor alimentício, reforçando cuidados essenciais com a higiene e segurança no preparo dos alimentos.
A primeira turma, já formada, será composta pelos expositores que irão comercializar alimentos durante o Arraiá da Conquista. As aulas acontecerão nos dias 12 e 13 de junho, das 14h às 17h, no Auditório da Vigilância Sanitária.
Já a segunda turma será aberta a manipuladores de alimentos de qualquer área do setor alimentício.
As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 13 de junho, e podem ser feitas presencialmente na sede da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Coronel Gugé, nº 367, ao lado da Prefeitura. Os interessados também podem se inscrever pelo telefone (77) 3229-3044.
São disponibilizadas 25 vagas para essa etapa. As aulas da segunda turma acontecerão nos dias 16 e 17 de junho, também no período da tarde, das 14h às 17h.
Durante o curso, serão abordados temas fundamentais como armazenamento correto, acondicionamento, higienização adequada e preparo seguro dos alimentos, com o intuito de garantir que os produtos comercializados estejam dentro dos padrões sanitários exigidos e sejam seguros para o consumo.
Ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificado com carga horária total de 8 horas.
A iniciativa busca fortalecer a segurança alimentar no município e promover a saúde pública por meio da conscientização e qualificação dos profissionais que atuam diretamente com a manipulação de alimentos.