FOTO: REPRODUÇÃO | LIDIANA CUIABANO - DETRAN-MT
Dinheiro de multas de trânsito vai custear habilitação de motoristas de baixa renda

Dinheiro de multas de trânsito vai custear habilitação de motoristas de baixa renda

Anúncio

Os recursos arrecadados com multas de trânsito poderão ser utilizados para custear o processo de habilitação de condutores de baixa renda. A medida está prevista em lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicada nesta sexta-feira, 27 de junho, no Diário Oficial da União.

A nova legislação determina que a receita proveniente de multas de trânsito seja destinada a diversas finalidades, incluindo sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização, policiamento, renovação da frota, educação no trânsito e, agora, também ao custeio do processo de formação e habilitação de motoristas de baixa renda.

Nesse caso, os recursos poderão cobrir taxas e demais despesas relacionadas à obtenção da carteira de habilitação para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), instrumento que identifica famílias de baixa renda no país.

A proposta é de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE) e foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim de maio. Segundo o parlamentar, o alto custo para obter a licença de motorista limita o acesso de milhares de pessoas a oportunidades de trabalho, especialmente nas áreas de entregas e transporte de passageiros, importantes portas de inclusão econômica.

Além disso, a nova lei também estabelece regras para a transferência de propriedade e a vistoria veicular por meio eletrônico. O contrato de compra e venda deverá conter assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas, com validade em todo o território nacional. A vistoria, por sua vez, poderá ser realizada de forma digital, conforme critérios definidos pelos órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *