back to top

Inmet divulgou previsão do tempo para todo o Brasil até 7 de julho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), divulgou nesta segunda0feira, 30 de junho, o Informativo Meteorológico N° 24/2025.

O boletim apresenta um panorama completo das condições climáticas observadas entre os dias 25 e 29 de junho, além de uma projeção para a semana de 30 de junho a 7 de julho, abrangendo tanto a previsão de chuvas quanto de temperaturas em todo o território nacional.

De acordo com o órgão, a semana de 30 de junho a 07 de julho de 2025 trará padrões distintos de tempo para as diferentes regiões do Brasil, conforme o modelo numérico COSMO do Inmet.

São esperadas chuvas volumosas no norte da Região Norte e no leste das regiões Sudeste e Nordeste, com acumulados que podem ultrapassar os 50 mm. Por outro lado, a previsão é de tempo aberto no interior do Nordeste, em toda a Região Centro-Oeste e nas porções oeste das regiões Sudeste e Sul.

Previsão de Chuvas e Temperaturas por Região (30 de junho a 07 de julho de 2025)

Chuvas

Região Norte: As áreas de instabilidade se concentrarão no centro-norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, onde os volumes de chuva podem superar os 50 mm. Contudo, não há previsão de chuvas para o leste do Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, além do Tocantins.

Região Nordeste: O interior nordestino não tem previsão de chuva, e a umidade relativa do ar será reduzida, especialmente no sul do Piauí e do Maranhão, bem como no oeste da Bahia. No litoral, podem ocorrer chuvas acima de 20 mm, principalmente no leste da Bahia, Sergipe e Alagoas, além do extremo noroeste do Maranhão.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: A semana iniciará com previsão de chuvas entre 30 e 50 mm em áreas do leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para as demais áreas, a previsão é de tempo aberto e redução da umidade relativa do ar, destacando-se o nordeste do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e centro-oeste de Minas Gerais.

Região Sul: As chuvas mais significativas se concentrarão apenas no leste do Paraná, com volumes inferiores a 20 mm. O restante da região terá tempo aberto ao longo da semana.

Temperaturas:

Máximas: As temperaturas máximas devem ser elevadas no sul da Região Norte e no norte das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Os valores mais altos são esperados para o dia 03 de julho, no sudeste do Amazonas, centro-sul do Pará, norte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí.

No leste do Nordeste e em partes das regiões Sudeste e Centro-Oeste, as máximas devem ficar abaixo de 28°C. Já no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, leste do Paraná e São Paulo, e sul de Minas Gerais, as máximas previstas são inferiores a 18°C.

Mínimas: As temperaturas mínimas devem permanecer acima de 24°C na Região Norte e no norte da Região Nordeste. No centro-sul do País, as mínimas predominantes serão inferiores a 18°C. Entre 30 de junho e 03 de julho, uma massa de ar frio provocará temperaturas abaixo de 6°C no sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, favorecendo geadas em áreas de maior altitude.

Este sistema avançará ao longo da semana, causando declínio de temperatura desde o Acre e sul de Rondônia até o oeste e sul do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Temperaturas abaixo de 10°C são esperadas a partir do dia 05 de julho no sul de Minas Gerais e São Paulo.


Resumo das Condições Observadas (25 a 29 de junho de 2025)

O período entre 25 e 29 de junho de 2025 registrou padrões variados de precipitação e temperatura pelo Brasil.

Chuvas:

Os maiores acumulados de chuva, superiores a 50 mm, foram observados na Região Sul e no leste do Nordeste. Nas demais áreas, os volumes variaram entre 10 e 40 mm, com exceção do Tocantins, oeste da Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, norte de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde as chuvas foram inferiores a 10 mm ou inexistentes.

Região Norte: Acumulados inferiores a 40 mm foram registrados, exceto em pontos do sul do Amapá e nordeste do Pará, com destaque para Porto Grande (AP) com 43,4 mm e Castanhal (PA) com 40,6 mm. No leste do Acre, sudeste do Amazonas, sul do Pará e Tocantins, choveu menos de 10 mm ou não houve registro.

Região Nordeste: Grande parte da região teve volumes abaixo de 50 mm, mas o leste de Pernambuco e Alagoas registraram acumulados acima de 70 mm, com destaque para Palmares (PE) com 104,2 mm e Maceió (AL) com 81,2 mm. No interior, sul do Piauí e Maranhão, e oeste da Bahia, não houve registro de chuva.

Região Sudeste: Os volumes de chuva não ultrapassaram 20 mm, concentrando-se no centro-sul de São Paulo. Itapeva (SP) e Barra do Turvo (SP) registraram 19,2 mm e 18,8 mm, respectivamente. O restante da região teve volumes inferiores a 10 mm ou ausência de chuva.

Região Centro-Oeste: Predominaram volumes abaixo de 10 mm, com algumas localidades sem chuva. A exceção foi o sul do Mato Grosso do Sul, onde Sete Quedas (MS) registrou 15,2 mm.

Região Sul: A passagem de uma frente fria trouxe chuvas acima de 100 mm para o sudoeste do Paraná, centro-oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Lagoa Vermelha (RS) e Dois Vizinhos (PR) destacaram-se com 149,2 mm e 143,6 mm, respectivamente. Volumes menores, inferiores a 40 mm, ocorreram no sul do Rio Grande do Sul e norte do Paraná.

Temperatura:

Máximas: As temperaturas máximas mais elevadas foram observadas nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para o Piauí e Tocantins, onde os valores ultrapassaram os 37°C. Em 25 de junho, Oeiras (PI) registrou 38,8°C e Porto Nacional (TO) atingiu 37,4°C. Temperaturas abaixo de 24°C foram observadas na Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo.

Mínimas: As temperaturas mínimas diárias permaneceram acima de 22°C no norte das regiões Norte e Nordeste. No centro-sul do Brasil, os valores ficaram abaixo de 18°C. Entre os dias 25 e 27 de junho, houve um declínio acentuado das mínimas, especialmente na Região Sul e áreas serranas do Sudeste, com valores abaixo de 10°C, temperaturas negativas e geadas moderadas e fortes. Em 25 de junho, General Carneiro (PR) registrou -7,8°C e Curitibanos (SC) -4,7°C. Na Região Sudeste, Monte Verde (MG) e Barra do Turvo (SP) apresentaram mínimas de -2,9°C e -2,3°C, respectivamente. Houve ainda um episódio de friagem na Região Norte, com Mateiros (TO) e Epitaciolândia (AC) registrando mínimas de 14,4°C e 14,5°C no mesmo dia.

Veja o informativo completo no site do Inmet

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile