Nesta quarta-feira, 2 de julho, Salvador celebra a Independência do Brasil na Bahia com uma programação extensa organizada pela Prefeitura.
De acordo com a Secom PMS, as atividades começam às 6h com a tradicional alvorada e queima de fogos no Largo da Lapinha. Às 7h, inicia-se a organização do cortejo cívico, reunindo fanfarras, grupos culturais e autoridades.
Às 8h, ocorre o hasteamento das bandeiras pelas autoridades, acompanhado pela execução do hino nacional pela banda de música da Marinha do Brasil.
O desfile cívico começa às 9h, com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras de escolas municipais e estaduais, filarmônicas e grupos populares, no trajeto entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus, onde também acontece o concurso de fachadas decoradas.
Durante o percurso, o cortejo fará paradas para homenagens aos Heróis da Independência em frente ao Convento da Soledade, à Ordem Terceira do Carmo, onde será feito um pronunciamento, e à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Às 11h30, os carros emblemáticos dos caboclos serão recolhidos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza, encerrando a primeira etapa do desfile.
Tarde
No período da tarde, às 13h, o cortejo volta a se concentrar, com reinício às 13h30, trazendo novamente os Caboclos de Itaparica, o Museu Vivo na Cidade e as fanfarras, com uma parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Às 15h, será realizada a cerimônia cívica no 2º Distrito Naval, no Comércio.
Em seguida, às 16h, as comemorações seguem no Campo Grande, com a chegada dos carros dos Caboclos, hasteamento das bandeiras, execução do hino nacional pelas bandas das Forças Armadas, colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho, acendimento da pira do Fogo Simbólico e execução do hino ao 2 de Julho, com participação de um coral e da Banda de Música Wanderley, da Polícia Militar.
Encerrando a programação do dia, das 17h30 às 21h30, acontece no Campo Grande o Encontro de Filarmônicas com o maestro Fred Dantas, reunindo músicos e a comunidade em um momento de celebração cultural.