Foto: Reprodução | Via MIR
Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado terá aplicação da nova Lei de Cotas

Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado terá aplicação da nova Lei de Cotas

Anúncio

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) aplicará pela primeira vez a nova Lei de Cotas, sancionada pelo presidente Lula em 3 de junho. As provas estão previstas para outubro e dezembro. A regulamentação foi possível graças ao Decreto nº 12.536 e à Instrução Normativa Conjunta dos Ministérios da Igualdade Racial, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e dos Povos Indígenas.

De acordo com a Agência Brasil, a ministra do MGI, Esther Dweck, junto com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e a presidenta da Escola Nacional de Administração Pública, apresentou as novidades do concurso. A nova legislação prevê reserva de 25% das vagas para pessoas negras, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Esther Dweck destacou a equiparação do percentual de mulheres entre as fases do concurso, considerando a prova objetiva e a discursiva.

A ministra Anielle Franco afirmou que a Lei de Cotas tornará o CPNU mais democrático, promovendo uma sociedade mais justa. A ministra das Mulheres destacou a importância de trazer as mulheres para agendas de equidade e igualdade. Além disso, foi anunciado que bolsistas do Fies e do ProUni poderão solicitar isenção para a prova.

O edital do CPNU 2 determinou um sorteio para cargos com poucas vagas, realizado em 26 de junho, com transmissão pelo canal do MGI no YouTube. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União. Para cargos aplicáveis à Nova Lei de Cotas, a reserva de vagas para pessoas negras foi ampliada de 20% para 25%, com acréscimo de 2% para indígenas e 3% para quilombolas.

O CPNU 2 oferece 3.652 oportunidades para 36 órgãos federais, com provas em outubro e dezembro. A avaliação ocorrerá em 228 municípios do país. Das vagas, 2.480 são de provimento imediato e 1.172 em curto prazo. Os cargos estão divididos em nove blocos temáticos, com a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco. Os resultados serão divulgados em fevereiro de 2026.

Para mais informações, acesse a página de Informações Gerais do CPNU 2.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *