back to top
20.6 C
Guanambi
13.3 C
Vitória da Conquista

Plano Safra da Agricultura Familiar tem juros de 2% ao ano

Mais Lidas

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 foi lançado com o objetivo de oferecer condições especiais de financiamento para produtores ligados à agricultura familiar no Brasil. De acordo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o plano prevê taxas de juros significativamente abaixo das praticadas pelo mercado, variando entre 2% e 3% ao ano, para incentivar a produção de alimentos da cesta básica e orgânicos.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que essas taxas são consideradas “juros negativos”, pois não cobrem nem a inflação, que está em torno de 5%. “Esses 2% de juros é um juro negativo. São 2% ao ano. Ele não corrige nem a inflação. É um juros para estimular a agricultura orgânica”, afirmou o ministro durante o programa Bom Dia, Ministro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente no lançamento do programa no Palácio do Planalto, ressaltou a importância dessas condições para a agricultura familiar. “É importante lembrar que uma taxa de juros a 3% ao ano em um país com inflação de 5% significa -2%. É menos que juros zero”, disse o presidente.

O novo Plano Safra destina R$ 89 bilhões para ampliar o crédito e promover a transição agroecológica, além de garantir justiça social no campo. As taxas de 3% ao ano são aplicadas para a produção de alimentos como arroz, feijão, mandioca, frutas, verduras, ovos e leite, enquanto para cultivos orgânicos ou agroecológicos, a taxa cai para 2%.

Florestas Produtivas e Áreas Degradadas

O conceito de floresta produtiva também foi abordado por Paulo Teixeira, que citou um exemplo de Belém (PA), onde um produtor cultiva diversas espécies em uma área de dois hectares. “Esse é o centro do investimento para o Norte brasileiro: a recuperação florestal por meio de espécies produtivas”, explicou o ministro.

Teixeira destacou a importância do apoio para a recuperação de áreas degradadas, utilizando espécies produtivas que geram retorno econômico. “Queremos recuperar áreas degradadas com reflorestamento, com espécies produtivas que dão resultado econômico a esse agricultor”, afirmou.

Outro ponto importante do Plano Safra é a inclusão das mulheres no processo produtivo. O ministro destacou o aumento de 36,8% no volume de crédito para mulheres e citou o Novo Pronaf B Quintais Produtivos, que oferece microcrédito com condições especiais para mulheres rurais.

“Os quintais produtivos são aquelas produções de pequena área, às vezes meio hectare, e ali você pode produzir 15 a 20 diferentes culturas que servem para a alimentação da família e para a venda”, explicou Teixeira. A renda nesses quintais pode chegar a 5 mil reais, e as políticas vão além do financiamento, incluindo assistência técnica.

O programa “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e da Empresa Brasil de Comunicação, com participação de diversas rádios e portais de comunicação do país.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas