Durante uma operação conjunta realizada nesta quarta-feira, 2 de julho, a Polícia Federal e a Força Nacional apreenderam um arsenal no Território Indígena de Barra Velha, em Porto Seguro, Bahia.
A região é conhecida por conflitos relacionados a disputas territoriais. De acordo com a Agência Brasil, quatro pessoas foram abordadas, incluindo dois adultos e dois adolescentes, e foram encontradas armas de fogo com numeração suprimida, além de uma grande quantidade de munições e acessórios táticos.
O material apreendido inclui uma pistola calibre 9 mm e uma pistola calibre .380, ambas com numeração raspada.
Além disso, foram encontradas 198 munições calibre 9 mm, 135 munições calibre .380, 23 munições calibre .44, 27 munições calibre 5.56 deflagradas, uma munição calibre 12, uma munição calibre .22 e uma munição calibre .32. Também foram apreendidos dois carregadores alongados calibre 9 mm, quatro carregadores calibre .380, um coldre de pistola na cor bege e uma balaclava camuflada.
Investigação e Procedimentos
Os indivíduos detidos foram levados à Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde foram autuados e permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuarão para apurar a origem do armamento, possíveis conexões criminosas e outras circunstâncias relacionadas ao caso.
A ação faz parte de operações coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O objetivo é preservar a ordem pública e mediar conflitos em áreas sensíveis de territórios indígenas no extremo sul da Bahia.