O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) registrou 100.070 inscritos na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em menos de 24 horas após o início das inscrições, na terça-feira, 2 de julho.
O período de inscrições vai até 23h59 do dia 20 de julho, horário de Brasília, e deve ser feito pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso.
De acordo com a Agência Brasil, o número final de candidatos será conhecido após 21 de julho, prazo final para o pagamento da taxa de inscrição de R$ 70. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem solicitar isenção da taxa.
A primeira edição do concurso, realizada em agosto de 2024, teve 2.114.145 inscritos, mas apenas 970.037 compareceram aos dois dias de provas.
Passo a passo da inscrição
Para se inscrever, é necessário ter uma conta ativa no portal Gov.br e um número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) válido. Os candidatos devem optar por um dos nove blocos temáticos e, dentro do mesmo bloco, selecionar diferentes cargos e especialidades.
Também é necessário indicar a ordem de preferência de ocupação dos cargos, escolher o local de prova e, se necessário, solicitar atendimento especializado ou tratamento por nome social até 20 de julho.
Os candidatos que desejarem concorrer a vagas reservadas para pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas devem assinalar a opção correspondente. A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada entre 2 e 8 de julho.
O preenchimento de um questionário socioeconômico é parte obrigatória do processo, mas as informações não serão usadas como critério de classificação ou eliminação. Após preencher o formulário, o candidato deve concordar com os termos e condições do concurso para gerar a inscrição.
O sistema da FGV emitirá uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser paga até 21 de julho. Um guia detalhado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está disponível para auxiliar no processo de inscrição.
CNU 2025
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas aplicadas em duas fases. A primeira fase, com questões objetivas, ocorrerá em outubro, e a segunda, com questões dissertativas, será em dezembro, apenas para os aprovados na etapa anterior.
Os cargos são agrupados em nove blocos temáticos, permitindo que o candidato se inscreva para diferentes cargos dentro do mesmo bloco e defina sua lista de preferência pelas vagas.