Foto: Reprodução
Queimadas atingiram 30 milhões de hectares no país em 2024

Número de áreas queimadas no país cai 65,8% no primeiro semestre

Anúncio

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as queimadas no Brasil reduziram significativamente no primeiro semestre de 2025.

Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostram que cerca de 1 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo entre janeiro e junho deste ano, em comparação com 3,1 milhões de hectares no mesmo período de 2024.

No Pantanal, a área afetada pelo fogo caiu 97,8%, passando de 607,9 mil hectares em 2024 para 13,4 mil hectares em 2025. Na Amazônia, a redução foi de 75,4%, enquanto a Mata Atlântica e o Cerrado registraram diminuições de 69,7% e 47%, respectivamente.

Dados de Focos de Calor e Ações do Governo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirmou a tendência de queda, detectando 19.277 focos de calor de janeiro a junho de 2025, em comparação com 35.938 no mesmo período do ano anterior. O Sistema BDQueimadas também apontou uma redução de 46,4% no número de focos de calor registrados.

Apesar das reduções em várias regiões, o Pampa e a Caatinga apresentaram aumentos nas queimadas, com elevações de 38,2% e 10,2%, respectivamente, em relação a 2024.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima destacou que as mudanças climáticas intensificam as condições para incêndios, levando o governo a intensificar ações de enfrentamento.

Entre as medidas, houve um aumento de 26% no número de brigadistas, totalizando 4.385 profissionais, e a destinação de R$ 405 milhões do Fundo Amazônia para apoiar os Corpos de Bombeiros na Amazônia Legal.

Além disso, foi criada a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que visa fortalecer a articulação entre governos, organizações sociais e o setor privado para enfrentar os desafios impostos pelo aquecimento global.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *