back to top
29.3 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Projeto Vapor Escola leva aprendizado diferenciado a estudantes ribeirinhos do Rio São Francisco

Mais Lidas

Um grupo de 100 estudantes da rede municipal de Sobradinho (BA) participou, nesta semana, da viagem inaugural do projeto “Vapor Escola”, a bordo do Vapor São Francisco, no Lago de Sobradinho.

A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento Social (IPED) e patrocinada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado diferenciada sobre o rio São Francisco e sua importância ambiental, histórica e cultural.

Durante o passeio, que percorreu o trecho entre os municípios de Sobradinho e Casa Nova, os estudantes participaram de apresentações cênicas e musicais, atividades lúdicas e aulas relacionadas ao currículo escolar.

A embarcação, com capacidade para 500 pessoas, oferece conforto e segurança e conta com uma equipe composta por professores, monitores e outros profissionais responsáveis por ministrar aulas, realizar espetáculos teatrais e promover palestras socioeducativas.

O projeto também foi pensado para atender adolescentes com necessidades especiais, como deficiências visuais, auditivas e intelectuais. Cada viagem tem duração média de três horas e inclui distribuição de kits com material didático e lanches nutritivos. O transporte dos alunos das escolas até o local de embarque e o retorno também são organizados pela equipe do projeto.

A viagem inaugural contou com a presença do prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio, da secretária municipal de Educação, Ducilene Soares, e da diretora do IPED, Márcia Sacchet.

“Temos orgulho da nossa história, do nosso meio ambiente e do nosso território. Ficamos maravilhados com o projeto do Vapor Escola e buscamos dar total apoio a essa iniciativa riquíssima, que permitirá aos nossos jovens estudantes ter essa experiência de aprender na prática nossa história e conhecer de perto o nosso meio ambiente, navegando pelas águas do lago de Sobradinho”, destacou o prefeito.

Para Márcia Sacchet, o objetivo é despertar a consciência ambiental nos alunos. “A nossa intenção é que as crianças aprendam a valorizar, na prática, a importância do São Francisco para a região”, afirmou.

Os próprios estudantes também aprovaram a experiência. “Muitos alunos não têm a oportunidade de ter acesso a esse tipo de atividade. Com esse estudo na prática, vamos aprender a dar mais valor à nossa história ribeirinha”, disse Maria Izabella da Silva. Gabriel de Souza complementou: “Foi um aprendizado muito diferente. Muito interessante saber mais sobre o rio São Francisco e a nossa região com esse tipo de atividade”.

Mais passeios até novembro

O projeto prevê a realização de 12 viagens até novembro deste ano, atendendo ao todo 1.200 estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal. Cada passeio contemplará 100 alunos, além de professores, representantes de pais, monitores e equipes pedagógicas das escolas.

Além da Codevasf e do IPED, o projeto “Vapor Escola” conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Prefeitura de Sobradinho, do Banco do Nordeste e de empresas da iniciativa privada.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas