Previsão de chuva (07 a 14 de junho de 2025) e Previsão de temperatura mínima para o dia 9 às 6h (horário de Brasília). Fonte: Inmet
previsao inmet até 14 de julho

Inmet divulgou previsão do tempo para todo o Brasil até 14 de julho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, o seu Informativo Meteorológico N° 25/2025, detalhando as condições observadas entre os dias 2 e 6 de julho e as previsões de tempo para o período de 7 a 14 de julho.

O boletim aponta para chuvas volumosas em algumas regiões e uma acentuada queda de temperaturas em outras, com destaque para a Região Sul.

Previsão de Chuvas (07 a 14 de julho de 2025)

A previsão de chuva acumulada, baseada no modelo numérico COSMO do Inmet, indica cenários distintos para as regiões do Brasil:

Anúncio

Região Norte: Áreas de instabilidade devem se concentrar em Roraima, litoral do Amapá, e extremo oeste do Amazonas e Pará, com volumes que podem ultrapassar os 60 mm. Há destaque para acumulados de chuva da ordem de 100 mm na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”. Por outro lado, não há previsão de chuvas ao longo da semana para o Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, além do Tocantins.

Região Nordeste: No interior nordestino, não há previsão de chuva, com expectativa de redução da umidade relativa do ar, principalmente no sul do Piauí e do Maranhão, oeste da Bahia e leste do Rio Grande do Norte. Contudo, no litoral da região, podem ocorrer chuvas acima de 20 mm, especialmente no leste da Bahia, Sergipe e Alagoas, e no extremo norte do Maranhão.

Região Centro-Oeste: A previsão é de predominância de tempo estável, sem ocorrência de chuva. Além disso, é esperada uma redução da umidade relativa do ar em toda a região.

Região Sudeste: Em grande parte, a previsão é de tempo estável e sem chuva. No entanto, devido à passagem de um sistema frontal no oceano e ao transporte de umidade para o continente, há previsão de chuva em áreas mais litorâneas, com volumes inferiores a 3 mm. Os maiores acumulados estão concentrados no nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo. A umidade relativa do ar deve ser reduzida nos setores centro-norte de São Paulo e em áreas do sul e oeste de Minas Gerais.

Região Sul: Haverá variação de nebulosidade e baixos acumulados de chuva. Uma frente fria e o transporte de umidade do oceano devem provocar chuva, principalmente no litoral do Paraná. É prevista uma redução da umidade relativa do ar no decorrer da semana, com o Paraná podendo apresentar valores entre 40% e 50% no período da tarde.

Previsão de Temperaturas (07 a 14 de julho de 2025)

As temperaturas também apresentarão contrastes significativos em todo o país:

Altas Temperaturas: As máximas mais elevadas são esperadas no centro-sul da Região Norte, norte das regiões Centro-Oeste e oeste do Nordeste. No dia 13 de julho, os maiores valores devem ocorrer no sudeste do Amazonas, centro-sul do Pará (divisa com o Amazonas), norte do Mato Grosso, norte do Tocantins, Maranhão e centro-norte do Piauí.

Temperaturas Amenas: No leste do Nordeste, em parte do Sudeste e leste do Centro-Oeste, as máximas devem ser inferiores a 28°C.

Temperaturas Baixas: No Rio Grande do Sul, leste dos estados do Paraná e São Paulo, e sul de Minas Gerais, são previstas temperaturas máximas inferiores a 22°C. A região central de Santa Catarina pode registrar máximas inferiores a 18°C.

Temperaturas Mínimas: As mínimas devem se manter acima dos 22°C na Região Norte e no norte da Região Nordeste. No centro-sul do país, predominam mínimas inferiores a 18°C.

Massa de Ar Frio e Geadas: É prevista a atuação de uma massa de ar frio que deve provocar temperaturas abaixo de 8°C no sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contribuindo para a ocorrência de geadas em regiões de maior altitude. Este sistema deve avançar, provocando o declínio de temperatura em setores do Centro-Oeste (como Goiás e leste do Mato Grosso do Sul), Sudeste e Sul brasileiros. Temperaturas abaixo de 10°C são esperadas no centro-sul de Minas Gerais e São Paulo, com as maiores quedas previstas para os dias 9 e 10 de julho na maior parte das regiões Sudeste e Sul.

Resumo das Condições Observadas (02 a 06 de julho de 2025)

O Inmet também detalhou as condições climáticas observadas nos dias anteriores:

Precipitação:

  • Os maiores acumulados de chuva (superiores a 50 mm) foram registrados no noroeste da Região Norte e leste do Nordeste.
  • Destaque para as estações de Soure (PA) com 130,6 mm e Parintins (AM) com 87,4 mm na Região Norte.
  • No Nordeste, Camaratuba (PB) registrou 90,0 mm e Conde (BA) 88,4 mm.
  • Na Região Sudeste, os maiores volumes ocorreram no Rio de Janeiro, com Angra dos Reis (RJ) registrando 77,6 mm e Rio de Janeiro – Jacarepaguá (RJ) com 67,4 mm.
  • Em outras áreas, como Tocantins, sul do Maranhão, oeste da Bahia, norte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, leste de São Paulo e parte central de Santa Catarina e Paraná, as chuvas foram inferiores a 10 mm. Algumas localidades como Acre e sul de Rondônia, e grande parte do Centro-Oeste, registraram abaixo de 1 mm, ou até mesmo nenhum registro de chuva.

Temperatura:

  • As temperaturas máximas estiveram mais elevadas nas regiões Norte e Nordeste, com valores acima de 36°C em Tocantins, Pará e Maranhão. No dia 2 de julho, São Félix do Xingu (PA) registrou 36,6°C.
  • Temperaturas abaixo de 18°C foram observadas na Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul, centro-sul de São Paulo e na região serrana do Rio de Janeiro.
  • Houve um declínio das temperaturas mínimas nos dias 5 e 6 de julho, especialmente na Região Sul e áreas serranas do Sudeste, com valores abaixo de 8°C, temperaturas negativas e ocorrência de geadas moderadas a fortes.
  • No dia 2 de julho, Dom Pedrito (RS) e São José dos Ausentes (RS) registraram mínimas de -4,3°C e -4,2°C, respectivamente.
  • Em Minas Gerais e São Paulo, Monte Verde (MG) teve 1,1°C e Campos do Jordão (SP) 2,9°C.
  • Um episódio de friagem afetou a Região Norte, com Epitaciolândia (AC) registrando 12,1°C e Gurupi (TO) 12,9°C no dia 2 de julho.

O Inmet reforça a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais, disponíveis em seu portal e redes sociais.

Veja o Informativo Meteorológico nº25 na íntegra.


Anúncio
Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *