Foto: Reprodução | Joa Souza - GOVBA
Lei que reduz o tempo para promoção de cabos da PM foi sancionada

Lei que reduz o tempo para promoção de cabos da PM foi sancionada

Anúncio

Foi sancionou nesta quarta-feira, 9 de julho, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) a lei que reduz o tempo mínimo de serviço exigido para a promoção de soldados à graduação de cabo da Polícia Militar da Bahia. Com a nova regra, os policiais poderão ser promovidos após três anos de atuação na corporação.

A proposta, aprovada no mês passado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), diminui de 60 para 36 meses o chamado interstício — período mínimo que um militar deve cumprir em determinado posto antes de ser promovido.

Antes da mudança, um soldado precisava cumprir no mínimo cinco anos na função para ser promovido a cabo. Agora, com a alteração proposta, esse tempo foi reduzido para três anos.

Anúncio

Segundo o governo, a iniciativa é uma medida estratégica que visa fortalecer a estrutura organizacional da PM-BA e, ao mesmo tempo, valorizar os profissionais que atuam diariamente na segurança da população. A justificativa acompanha o projeto de lei encaminhado ao Legislativo estadual.

Esta é a segunda mudança recente nas regras de promoção dentro da PM baiana. Em 2020, a Alba já havia aprovado, por iniciativa do então governador Rui Costa (PT), a redução do interstício de 96 para 60 meses.

A reestruturação das carreiras faz parte de um pacote de ações da atual gestão. Em março, o governador Jerônimo Rodrigues também anunciou mudanças em todos os postos de comando da Secretaria de Segurança Pública, seguindo orientações do titular da pasta, Marcelo Werner.

Anúncio
Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *