A Catedral das Flores completou, no último dia 30 de junho, o seu primeiro ano de inauguração. Localizado no bairro Recreio, em Vitória da Conquista, o espaço vem se consolidando como um dos principais pontos turísticos e de lazer da cidade, atraindo visitantes pela união entre natureza, contemplação e arquitetura.
Com uma área construída de 200 metros quadrados, a catedral possui uma estrutura metálica tubular de 12 metros de altura, coberta por flores da espécie ipoméia-rubra.
O espaço também conta com bancos para contemplação do pôr do sol, oito canteiros suspensos com flores variadas, uma fonte, iluminação especial e espécies como palmeiras areca bambu, sica revoluta, bougainville bola, jasmim manga e ipês.
Desde a abertura, a catedral tornou-se um ambiente de convivência para diferentes públicos, sendo utilizada para cerimônias de casamento, ensaios fotográficos e encontros familiares. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pela manutenção do local, cerca de 5 mil pessoas visitaram o espaço neste primeiro ano.
A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou a importância do equipamento para a cidade. “A Catedral das Flores é um importante equipamento, não só turístico, mas também ambiental. Foi pensada para trazer pertencimento da comunidade ao Rio Verruga, já que faz parte do projeto do Parque Ambiental do Rio Verruga, junto com o Horto Florestal e o Orquidário Municipal Zilda Gusmão”, afirmou.
A Catedral das Flores integra o Parque Municipal Natural do Rio Verruga, delimitado entre a Avenida Bartolomeu de Gusmão e o Anel Rodoviário. O projeto foi concebido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner (1937-2021), conhecido por transformar o urbanismo de Curitiba e aplicar soluções inovadoras em diversas cidades brasileiras.
Aberto à visitação 24 horas por dia, o espaço tem entrada gratuita e reforça o potencial turístico de Vitória da Conquista, que já conta com atrativos como o Parque da Lagoa das Bateias, o Cristo de Mário Cravo, a diversidade gastronômica e eventos como o Arraiá da Conquista.