O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas nesta terça-feira, 15 de julho, abrangendo diversas regiões do Brasil. Os alertas indicam condições de baixa umidade, tempestades e chuvas intensas, afetando um total de 1909 municípios em 15 estados, incluindo Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
O alerta Amarelo de baixa umidade teve início às 11h00 desta terça-feira e está previsto para terminar às 19h00 do mesmo dia. Este aviso abrange 1611 municípios nos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Piauí, Pará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia, Paraná, Maranhão, Bahia, Distrito Federal e Amazonas. A previsão para as áreas atingidas indica uma umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Mais informações sobre o alerta.
Já o alerta laranja de tempestade terá início às 12h00 desta quarta-feira, 16 de julho, e se estenderá até às 5h00 de quinta-feira, 17 de julho. Este alerta afeta 18 municípios no Rio Grande do Sul. A previsão para estas áreas inclui chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Mais informações sobre o alerta.
O alerta de chuvas intensas começará às 13h00 desta quarta-feira, 16 de julho, e terminará às 9h00 de quinta-feira, 17 de julho. Este aviso abrange 336 municípios no Rio Grande do Sul. A previsão para as áreas atingidas inclui chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Mais informações sobre o alerta.
Os cidadãos das áreas afetadas devem permanecer atentos às condições climáticas e seguir as orientações das autoridades locais para garantir sua segurança.