Foto: Reprodução
Vitória da Conquista conta com dez pontos gratuitos de entrega voluntária de resíduos da construção civil

Vitória da Conquista conta com dez pontos gratuitos de entrega voluntária de resíduos da construção civil

Anúncio

A construção civil é um dos setores mais ativos de Vitória da Conquista, mas também está entre os que mais geram resíduos e impactos ambientais. Para reduzir o descarte irregular de entulhos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), mantém 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o recebimento de pequenas quantidades de restos de obras.

Os PEVs permitem o descarte gratuito de até dois metros cúbicos de resíduos por pessoa – volume equivalente a uma carroça ou à caçamba de uma picape. O material depositado nos locais é encaminhado ao Aterro Sanitário Municipal. Quando a quantidade de resíduos ultrapassa 2m³, a responsabilidade pela destinação passa a ser do próprio gerador.

De acordo com a Sesep, são recolhidas cerca de 700 toneladas de entulhos por mês, com picos que chegam a 1.300 toneladas. O coordenador de Limpeza Pública, Thiago Lélis, ressalta que os PEVs foram criados para atender cidadãos que realizam pequenas reformas e reformas domésticas. “Sem esses pontos, muitos acabavam jogando o material em locais inadequados”, explica.

A legislação brasileira sobre o manejo de Resíduos da Construção Civil (RCC) é baseada na Resolução Conama 307/2002 e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Localização dos PEVs:

  • Senhorinha Cairo – Av. Imperial com Av. Botafogo;
  • Aparecida – Av. Presidente Dutra, Bairro Aparecida;
  • Jurema – Av. Presidente Dutra, Bairro Jurema;
  • Santa Helena – Nos fundos do antigo aeroporto, 7 Campos;
  • Bem Querer – Rua José Pereira de Oliveira, fundos do Residencial Dona Olívia;
  • Santa Cecília – Rua Antônio Fernandes, fundos do Colégio Lícia Pedral;
  • Vila América – Rua Vladimir Herzog com Av. E, fundos do Residencial Greenvillee;
  • Urbis 6 – Av. Anel do Contorno, esquina com BA-263;
  • Moinho Sudoeste – Av. Brumado, em frente ao Moinho Sudoeste, bairro Urbis 4;
  • Campo do Vila – Rua N, Bairro Comveima 1.
Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *