Entre janeiro e junho de 2025, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) de Vitória da Conquista apreendeu 239 animais de grande porte que circulavam soltos em vias públicas da cidade. Os animais, em sua maioria equinos, foram recolhidos e levados ao Curral Municipal, localizado a cerca de 12 quilômetros da zona urbana.
Segundo a Sesep, os animais permanecem no local por até sete dias, período em que recebem alimentação e cuidados veterinários, incluindo exames, tratamentos e até pequenos procedimentos cirúrgicos, quando necessário. Após esse prazo, os que não são resgatados pelos donos são encaminhados para doação.
O Curral Municipal passou por uma revitalização em 2024, recebendo melhorias como uma sala de medicamentos, estrutura de contenção (brete) para atendimento seguro dos animais, cobertura para proteção contra sol e chuva e três piquetes para organização do espaço interno.
De acordo com o gerente municipal de Posturas, Joelson Moreira, o recolhimento está amparado pelo Artigo 209 do Código de Polícia Administrativa, que estabelece as regras para a permanência e retirada dos animais. “Os proprietários podem reaver seus animais mediante o pagamento de multas e diárias correspondentes ao período em que permaneceram no curral”, explicou.
A população pode denunciar casos de animais soltos nas ruas pelos telefones (77) 3420-7009, (77) 3429-3767 ou (77) 98856-4737.