Foto: Reprodução
TRE-BA cassou mandatos de dois vereadores de Candiba por fraude na cota de gênero

TRE-BA cassou mandatos de dois vereadores de Candiba por fraude na cota de gênero

Anúncio
Anúncio

Dois vereadores de Candiba, na Região de Guanambi, tiveram seus mandatos cassados após decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A medida atinge Deusemar Reis e Jurandy Bomfim, eleitos pelo Solidariedade nas eleições de 2024, com 709 e 704 votos, respectivamente.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 17 de julho, durante o julgamento de um recurso apresentado pelo partido Avante, que acusou o Solidariedade de fraude no preenchimento da cota mínima de 30% de candidaturas femininas.

De acordo com o tribunal, ficou comprovado que a candidatura de Clarice Lima de Azevedo foi utilizada de forma fictícia apenas para atender à exigência legal, configurando irregularidade.

Com a anulação de todos os votos recebidos pelo Solidariedade, será realizada uma nova recontagem dos quocientes eleitoral e partidário. Essa mudança deve abrir espaço para a entrada na Câmara Municipal de Manoel Messias, o “Bico Doce” (Avante), e Tati (PSD), segundo apurou o Portal Vilson Nunes.

A ação também questionava a candidatura de Joice da Silva Norte, mas neste caso o TRE-BA não identificou fraude. A sentença de primeira instância, que havia rejeitado a denúncia, foi parcialmente reformada pela corte eleitoral.

Os vereadores cassados ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *